Cifra Club

Pedal de wah-wah para guitarra: o que é e como usar?

Saiba tudo sobre a história, o funcionamento e o uso do pedal de wah-wah para guitarra!

Fala, futuro mestre das cordas! O pedal de wah-wah é praticamente imprescindível em qualquer pedalboard. Afinal, é o responsável por aquele som vocal e expressivo de vários solos lendários de blues, rock e metal. Além disso, o efeito também marca presença em bases de reggae, pop e funk, por exemplo.

Guitarrista pisando no pedal de wah-wah em um palco
O wah-wah é um efeito queridinho dos guitarristas (Foto: Reprodução/Pexels)

Nesse contexto, hoje vamos conhecer e entender todas as particularidades do wah-wah, um dos mais incríveis e desejados pedais de guitarra. Ou seja, você vai descobrir o que é, como funciona e como usar o wah-wah na prática.

Por fim, para servir de inspiração, separamos algumas músicas icônicas que são tocadas com o efeito!

Curtiu a proposta do artigo de hoje? Então, vamos ao que interessa!

Como funciona o pedal de wah-wah?

Antes de tudo, precisamos responder à pergunta: o que é o pedal de wah-wah? O wah-wah nada mais é do que um efeito para guitarra. Na verdade, é um dos pedais mais antigos e comuns da história do instrumento.

É amplamente usado em gêneros como blues, pop, rock, funk, reggae e metal, só para citar alguns exemplos.

E-book de licks de guitarra blues do Cifra Club Academy

O wah-wah nada mais é do que uma espécie de filtro de frequências sonoras. Grosso modo, conforme movimentado para cima ou para baixo, o pedal torna o sinal original mais grave ou mais agudo.

O efeito é conhecido por fornecer um aspecto praticamente vocal ao som da guitarra. Ou seja, parece que o instrumento está cantando ou chorando.

Esse timbre único é gerado por um filtro passa-faixa (bandpass filter). A missão do recurso é eliminar um grupo de frequências específico do sinal. Em outras palavras, cortar os graves ou os agudos, por exemplo.

Porém, o grande lance do wah-wah é que esse filtro é variável. Então, quando o guitarrista move o pedal, as frequências são rapidamente modificadas, a fim de gerar o marcante som que lembra uma voz dizendo “uaaaa”.

Normalmente, o wah-wah apresenta uma conexão mecânica em que o pedal engata no eixo de um potenciômetro por meio de uma engrenagem (ou outro aparato similar). Há ainda pedais sem interruptor, como os que utilizam métodos ópticos de funcionamento.

Dessa forma, o visual do pedal de wah-wah lembra o de um acelerador. É fino e comprido, feito especialmente para que o guitarrista controle o efeito com o pé.

No entanto, muitas empresas da atualidade produzem pedais de wah-wah mais compactos, que priorizam a praticidade. Também existem pedais automáticos de wah-wah.

Quem inventou o pedal de wah-wah?

O primeiro pedal de wah-wah foi produzido em 1966 pela Thomas Organ Company, que pertencia ao mesmo grupo empresarial da marca Vox.

Na época, a parte inferior do produto estampava a imagem do trompetista de jazz estadunidense Clyde McCoy. Isso ocorreu porque um efeito similar ao wah-wah já era usado com o trompete há décadas.

Assim, como estratégia de marketing, o pedal foi inicialmente comercializado para instrumentos de sopro. No entanto, em pouco tempo, o efeito caiu na graça dos guitarristas da época, tornando-se sinônimo de rock, atitude e psicodelia.

Também cabe ressaltar que músicos mais antigos, como Chet Atkins e Peter Van Wood, experimentaram pedais de funcionamento similar durante a carreira.

Porém, não há como negar que o efeito se popularizou em todo o planeta a partir de nomes como Eric Clapton, Jimi Hendrix e Jimmy Page.


Como usar o pedal de wah-wah?

Primeiramente, é importante saber que o pedal de wah-wah é normalmente usado logo no começo da cadeia de sinal. Ou seja, antes das saturações, modulações e ambiências.

Assim, para acionar o efeito (na maior parte dos modelos do mercado), é preciso pisar no pedal até o fim do curso, para pressionar a chave liga-desliga.

Uma vez que o efeito foi ativado, surge uma infinidade de abordagens possíveis. Aqui, a criatividade não tem limites! Porém, para lhe ajudar, listamos abaixo as principais formas de usar o pedal de wah-wah na prática:

Em solos com distorção

Você pode pisar no wah-wah com convicção a cada nota executada ou usar o efeito de forma comedida na maior parte do trecho, guardando o maior impacto para as notas agudas ou para os bends.

Em bases limpas

Faça uma levada harmônica swingada enquanto movimenta o pedal de wah-wah no andamento da música. Essa abordagem é muito comum em funk, soul e sonoridades afins.

Como filtro

Muitos guitarristas gostam de deixar o pedal de wah-wah em uma posição fixa, com o intuito de extrair um som diferenciado do instrumento.

Músicas com wah-wah

Pronto, agora você sabe praticamente tudo sobre o pedal de wah-wah! Então, o que está faltando? Ouvir músicas que usam o efeito, para compreender a aplicação prática de forma mais profunda.

Claro que também vamos te ajudar nessa missão! Confira a seguir:

1. Voodoo Child – Jimi Hendrix

Considerado por muitos o maior guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix era um mestre na arte de usar o pedal de wah-wah. Dessa maneira, em Voodoo Child, o músico mostra como o efeito pode ser aplicado tanto em riffs quanto em solos.


2. Theme From Shaft – Isaac Hayes

A faixa Theme From Shaft, do artista estadunidense Isaac Hayes, é um ótimo exemplo de como o wah-wah pode abrilhantar levadas harmônicas com som limpo. Tudo fica mais dançante e envolvente com o efeito. Demais!

3. All Within My Hands – Metallica

Kirk Hammett é conhecido – e até alvo de brincadeiras – pelo uso constante do pedal de wah-wah em solos. No entanto, na introdução de All Within My Hands, o guitarrista utiliza o recurso com criatividade, abrindo e fechando o pedal de forma lenta e precisa.

4. Zóio De Lula – Charlie Brown Jr.

Agora, mais uma música em que o wah-wah é usado com som limpo. Embora possa ser classificada como pop-rock, Zóio de Lula tem um arranjo com forte influência de reggae, mostrando como o efeito pode ser interessante nesse tipo de som.

5. Summer Song – Joe Satriani

Por fim, Summer Song é uma evidência clara de como o pedal de wah-wah pode lembrar algumas características da voz humana. Ao ouvir esse incrível solo de Joe Satriani, é quase impossível manter a boca fechada (risos)!

E aí, deu para entender o que é e como funciona o pedal de wah-wah? Definitivamente, esse efeito de guitarra está presente na memória auditiva de todos os fãs do instrumento. Embora tenha um som marcante, o pedal é extremamente versátil – isso é muito bacana!

Por fim, o que acha de se tornar um guitarrista melhor em menos tempo? Sim, isso é possível, com o curso de guitarra do Cifra Club Academy!

O método de ensino da nossa plataforma é pensado totalmente na sua evolução, além de ter preço acessível.

Portanto, faça a sua assinatura e aproveite todas as vantagens da nossa plataforma!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK