Cifra Club

Não sabe por onde começar? Veja 8 dicas para músicos iniciantes

Confira tudo o que você precisa para começar sua carreira musical!

O início da carreira musical pode gerar muitas dúvidas, como: por onde começar? O que fazer ou não no início? O que devo aprender? Como escolher e cuidar do meu instrumento? Por isso, hoje vamos pontuar as melhores dicas para músicos iniciantes!

Para você que está começando a tocar um instrumento e quer saber o que é preciso para ser um músico preparado, fique com a gente. Confira algumas dicas para músicos que servirão de ótimos direcionamentos para sua carreira!

8 dicas para músicos iniciantes: um guia completo para começar sua carreira

Além de ter um bom domínio sobre a parte musical, existem habilidades e conhecimentos que um bom músico precisa ter. Será que você já sabe, ou faz, pelo menos alguns deles?

Descubra 8 dicas que te ajudarão a mandar bem logo no início da sua jornada musical!

1. Estude teoria musical e técnica no instrumento

Uma das primeiras coisas que um músico deve estudar é: a teoria musical e a técnica no instrumento. Ter conhecimentos sólidos sobre seu instrumento, seja ele qual for, trará uma confiança maior para tocar e também compor

Dedique-se a aprender acordes, ritmos, escalas, partituras, e caso precise, faça cursos com professores especializados. Todo esse aprendizado, além de te tornar um músico mais completo, pode ajudar também na comunicação com outros músicos!

Se você canta, busque fazer aulas de técnica vocal, elas são fundamentais para desenvolver o alcance da sua voz e prevenir lesões a longo prazo.

2. Tenha um tempo de estudo

Agora que você já sabe da importância do aprendizado teórico, se possível, planeje-se para estudar diariamente. Reserve um tempo em sua rotina para que esteja sempre aprendendo e aprimorando suas técnicas. A prática e a dedicação são os pilares que te farão evoluir!

Isso ajudará tanto na parte técnica, de consolidação do aprendizado, como na confiança e na precisão na hora de tocar! Inclusive, lembre-se sempre de treinar fazendo uso de um importante aliado: o metrônomo!

3. Invista em um bom instrumento

A dúvida em como escolher um bom instrumento é recorrente entre músicos iniciantes, afinal, as opções são variadas. Porém, alguns fatores podem ajudar nesse filtro! Primeiro, escolha um instrumento que seja condizente com o seu estilo e fácil de aprender.

Além disso, faça uma pesquisa detalhada sobre custo-benefício dos modelos que mais chamam sua atenção e irão suprir suas necessidades no momento.

Se for procurar por um violão, por exemplo, busque entender as diferenças entre modelos com cordas de aço e nylon, acústicos e elétricos. E se conseguir, vá até uma loja, e experimente as sonoridades!

4. Saiba como cuidar do seu instrumento

Saber como cuidar do seu instrumento é muito importante para que ele esteja sempre em boas condições de uso e tenha uma longa vida útil.

Por isso, armazene-o em locais seguros, longe de riscos de quedas, e faça manutenções regulares, como limpeza e regulagens. Caso se depare com problemas complexos no instrumento, procure por um luthier.

Se precisar transportar seu instrumento em viagens de carro, ônibus ou avião, lembre-se de fazê-lo com segurança. Utilize um estojo rígido e acolchoado que o proteja de impactos.

5. Defina metas a curto e longo prazo

Saber como iniciar uma carreira na música, e como é a vida de músico, pode ser desafiador. Porém, ter metas a curto e longo prazo ajuda a esclarecer os objetivos. Pergunte-se onde quer chegar, e então, crie estratégias detalhadas de como fará para chegar lá.

Gerenciar a carreira de um artista não é uma tarefa tão simples, pois exige uma dedicação contínua e habilidades com o mercado da música.

6. Crie um repertório

O repertório será seu aliado tanto para o aprendizado de novos acordes, ritmos e técnicas, como também para suas apresentações.

Se você pretende começar a fazer shows, a seleção das músicas é parte muito importante. Lembre-se de escolher faixas condizentes com o seu estilo, adequadas para o local e que irão promover uma conexão com o seu público.

Para que a apresentação tenha uma boa cadência, planeje também a sequência das músicas e experimente diversificar os gêneros musicais!

7. Pratique

Com o repertório definido, agora chegou a hora de praticar! Treine regularmente as músicas selecionadas e se prepare para as apresentações com bastante antecedência.

Isso garante que chegue com maior confiança e domínio das técnicas. Caso sinta necessidade, veja nossas vídeo aulas e tutoriais como auxílio.

Outro recurso que pode te ajudar nessa tarefa é se gravar, assim, poderá notar sua evolução ao longo dos treinos!

8. Divulgue o seu trabalho nas redes sociais

Quando usadas com boas estratégias, as redes sociais são excelentes ferramentas de divulgação para músicos. Fazer uma música estourar, ou ainda, promover um show musical, são pontos que estão atrelados a muito planejamento e ações.

Aprender sobre marketing digital para cantores pode te ajudar a ampliar os horizontes e a alcançar seus objetivos.

Use as redes sociais como forma de se aproximar e interagir com o seu público, entregando conteúdos de qualidade e com profissionalismo.

Descubra como montar uma banda

Tem o sonho de montar uma banda, mas não sabe por onde começar? Certamente você já deve estar pensando que da formação dos integrantes, até o primeiro lançamento, existem muitos passos.

Mas calma, pra te dar uma força nessa, leia agora nosso guia de como montar uma banda e veja etapas importantes que devem ser levadas em consideração. Bons estudos, e até a próxima!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK