Cifra Club

Como tocar a música Hallelujah no violão?

Quer aprender a tocar Hallelujah, clássico de Leonard Cohen, no violão? Confira o passo a passo completo!

Definitivamente, há algumas canções que, de tão icônicas, não podem faltar no repertório de quem toca um instrumento musical. A faixa abordada neste artigo é uma delas. Portanto, hoje você vai descobrir como tocar Hallelujah no violão de uma vez por todas!

Leonard Cohen com violão no colo e segurando microfone em show
O cantor e compositor canadense Leonard Cohen foi quem compôs essa obra histórica (Foto: Divulgação)

Escrita por Leonard Cohen e lançada em 1984, Hallelujah (Aleluia, em português) está entre as composições mais impactantes do último século. Assim, são vários aspectos que a tornam única. Por exemplo, a letra profunda, a melodia cativante e a belíssima harmonia.

Enfim, chegou a hora de você aprender como tocar a música Aleluia no violão. Vamos lá?

O passo a passo para aprender a tocar Aleluia

Primeiramente, é importante deixar claro que a faixa foi regravada por diversos artistas de peso. Por exemplo, o músico estadunidense Jeff Buckley e a cantora brasileira Gabriela Rocha, destaque da cena gospel.

No entanto, nossas dicas de como tocar Hallelujah no violão se baseiam na versão de Rufus Wainwright, um dos temas musicais do famoso filme Shrek (2001). A gravação original foi feita no piano, mas é possível tocar a música no violão com um ótimo resultado também.

Nesse contexto, não importa qual o seu nível no instrumento, pois aqui forneceremos todos os segredos para você aprender essa canção emblemática. Tanto a versão completa quanto a simplificada.

1. Conheça os acordes da cifra

Em primeiro lugar, você precisa ficar por dentro da harmonia para entender como tocar a música Aleluia. Dessa forma, a faixa está na tonalidade de C e sua cifra simplificada possui 5 acordes: Am, C, Em, F e G.

Ou seja, não há segredos nessa parte, pois são shapes básicos, presentes em uma infinidade de canções populares. No entanto, tenha atenção ao acorde de F, que tem pestana. Certifique-se de prender bem todas as cordas para que o som não saia abafado, beleza?

Ao mesmo tempo, caso você queira encarar a cifra principal da música, tenha em mente que será necessário utilizar um capotraste na 5ª casa. Como resultado, os acordes serão formados no shape de G, ficando assim: Em, G, Bm, C e D.

Repare que a tonalidade e a relação harmônica são as mesmas nas duas versões. Ou seja, o que muda é apenas a maneira de tocar os acordes. Com o capo, a abertura é diferente, mudando um pouco a sonoridade geral.

Aqui, siga seu gosto pessoal e escolha a maneira que achar melhor para a sua execução. Não há certo ou errado, ok?

2. Entenda o tempo da música 

Muita gente não compreende como tocar Hallelujah no violão por causa do pulso métrico. Isso ocorre porque grande parte das músicas populares é em 4/4 – isso já está embutido na nossa cabeça. No entanto, Aleluia está em 6/8.


Em outras palavras, a música segue um ritmo baseado em três tempos, criando uma levada toda especial. Faça um teste: ouça a música original e conte o tempo em voz alta. Em vez de “1, 2, 3, 4”, conte assim: “1, 2, 3, 4, 5, 6”, repetidamente.

Viu só como é diferente do 4/4 a que estamos acostumados? Isso dá um charme todo especial à música, além dessa compreensão de teoria musical ser muito importante para tocá-la corretamente no violão.

3. Domine o dedilhado

Agora, é o momento de treinar o dedilhado. Ambas as versões de Hallelujah (simplificada e principal) têm um padrão em comum. Ele consiste em tocar os bordões com o polegar, enquanto os dedos indicador, médio e anelar ficam responsáveis pelas cordas primas.

Nesse sentido, você vai executar uma nota por tempo, partindo da corda grave para as agudas – depois, volte pelo mesmo “caminho”. Ou seja, nada mais é do que um ciclo. Primeiramente, o dedilhado é ascendente; depois, descendente.

Curso de violão do Cifra Club Academy

Acima de tudo, você deve manter o andamento constante durante toda a canção. Porém, cuidado para não se perder nas mudanças de acordes. Ao mesmo tempo, todas as notas devem soar com clareza e niveladas em volume.

Pode ser difícil tocar perfeitamente no começo, mas, com um pouquinho de treino, você vai conseguir!

4. Adicione detalhes

Se você dominou os tópicos anteriores, pode incrementar o arranjo ao adicionar alguns detalhes interessantes. Nesse sentido, volte no vídeo da aula completa e repare como o instrutor Leo Eymard executa algumas passagens e variações, que deixam a música ainda mais bonita.

Alguns desses “truques” são justamente as notas de passagem nos bordões. Por exemplo, logo na intro, observe como ele toca a nota F# entre os acordes G e Em. Lembre-se de que o capotraste está na 5ª casa e os acordes estão no formato de G.

Além disso, ele faz uma variação nas cordas agudas de vez em quando. Também na introdução, o instrutor faz o acorde G com a quinta corda solta, depois a pressiona na 3ª casa (considerando que o capo estaria na “casa zero”). Isso cria um sentido melódico bem bonito à passagem!

Portanto, é só conferir a videoaula com atenção para pegar esses detalhes com cuidado.

Pronto! Agora, você sabe como tocar Hallelujah no violão, essa música tão bela e icônica. Temos certeza de que, com os aprendizados aqui obtidos, o seu nível no instrumento aumentou um bocado.

Então, já que estamos falando de evolução, aqui vai uma pergunta: você conhece o curso de violão do Cifra Club Academy?

Se ainda não está por dentro da nossa plataforma de ensino musical online, não perca mais tempo e confira todos os benefícios. Sem dúvida, é a melhor forma de aprimorar as habilidades no instrumento!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK