Cifra Club

Repertório de músicas gospel: 7 canções para aprender

Aprenda alguns dos maiores sucessos da música gospel com videoaulas do Cifra Club!

Estar com o repertório de músicas gospel atualizado é muito importante para ajudar no engajamento e participação da igreja. Se você aprecia a música gospel, hoje vamos dar dicas de como montar um repertório com as melhores canções!

Além de saber qual música está em alta, você pode ainda conferir nossas videoaulas. Aprenda  o passo a passo e os detalhes mais relevantes junto dos instrutores! Vamos nessa!

Aumente seu repertório de música gospel com 7 vídeo aulas do Cifra Club

Chegou a hora de aprender como tocar música gospel no violão e aumentar seu repertório! Abaixo listamos canções de dificuldades variadas, para que você consiga exercitar e também conhecer novas técnicas, acordes e ritmos. 

Veja quais são elas:

  • Bondade de Deus
  • Hallelujah
  • Autor Da Minha Fé
  • Raridade
  • Pode Morar Aqui

1. Bondade de Deus – Isaías Saad

Antes de começar a tocar Bondade de Deus, lembre-se de posicionar o capotraste na segunda casa, para subir um tom.

Durante a introdução, primeira parte e primeiro refrão, o ritmo seguirá o mesmo padrão de levada, mas com pequenas variações.

Já na segunda parte, a música tem uma crescente, com a levada mais dinâmica e enérgica. Continue com as variações e com os momentos em que o ritmo será tocado de forma dividida. A música tem 9 acordes, sem nenhuma pestana.

2. Hallelujah – Rufus Wainwright

Em Hallelujah, o capotraste deve ser colocado na quinta casa, para subir dois tons e meio. Essa é uma boa canção para praticar dedilhado, já que o ritmo segue dessa forma do começo ao fim. 

Para facilitar, treine bastante o padrão da introdução, que serve como uma boa base para tocar o restante da música. Embora mais conhecidos, os 5 acordes estão em formas diferentes do habitual.

Uma versão em português muito conhecida dessa música é Aleluia (Hallelujah), da cantora Gabriela Rocha. Para tocá-la não é necessário o uso do capotraste, e os acordes são 9, com 3 pestanas entre eles.

3. Autor Da Minha Fé – Grupo Logos

Uma canção de dificuldade intermediária, Autor Da Minha Fé possui 38 acordes no total! Alguns shapes são mais simples, como Am e C. Outros, por sua vez, são mais complexos, como Am7(9) e E7(9-).

O ritmo é dedilhado na primeira e segunda partes, com batidas nos refrões e na ponte. Para facilitar, divida as estrofes e estude uma de cada vez para visualizar melhor as progressões e variações.

4. Raridade – Anderson Freire

O ponto de atenção em Raridade deve ser nas variações do ritmo e nas passagens, onde ele será tocado dividido. Outro diferencial dessa música é que, após o segundo refrão, há uma mudança no tom.

O número total de acordes é igual a 13, sem nenhuma pestana. Assista a videoaula abaixo e confira a explicação completa de cada parte da canção.

5. Pode Morar Aqui – Theo Rubia

Antes de começar a tocar Pode Morar Aqui, lembre-se de colocar o capotraste na terceira casa, para subir um tom e meio.

A primeira parte é acompanhada por um dedilhado, conforme a tablatura. No pré-refrão, toque uma vez para baixo em cada acorde e, em seguida, as batidas.

A levada do refrão final é tocado apenas com batidas para baixo. E ainda temos um solo, que não exige muitos recursos técnicos, mas treine com repetições para fixar a melodia.

6. Grandes Coisas – Fernandinho

Sucesso de Fernandinho, Grandes Coisas é tocada com o capotraste na primeira casa. Na introdução, primeira parte e pré-refrão o ritmo é tocado puxando as cordas mais agudas e tocando o respectivo baixo de cada acorde. 

A partir do refrão, entram as batidas, que contam com variações. Preste atenção às passagens nos finais de frase, onde temos os acordes C9, G/B e F9.

Inclusive, a música possui 7 acordes em que 4 são pestanas. Você pode conferir a versão simplificada de Grandes Coisas, caso prefira tocar com batidas, número de acordes reduzido e com apenas 2 pestanas.

7. Meu Universo – PG

Há um solo na introdução de Meu Universo, sendo importante você saber as técnicas de hammer on e slide para executá-lo.

O ritmo pode ser tocado de duas formas: misturando o solo com batidas ou apenas as batidas. Lembre-se também de abafar as cordas após dois toques alternados para dar uma boa dinâmica!

Essa canção é composta por 9 acordes. Os shapes de C7M(9) e D/F#, podem exigir maior dificuldade, dependendo da sua experiência. Caso prefira, utilize a ferramenta de variar acorde.

Músicas gospel antigas para tocar no violão

Então, quantas músicas citadas acima passaram a integrar seu repertório? Esperamos que tenha praticado suas habilidades e adquirido novos conhecimentos!

Conheça agora, ou relembre, músicas gospel antigas para tocar no violão. Aprenda hinos inesquecíveis e continue evoluindo seus estudos! Até a próxima!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK