Cifra Club

Aprenda a tocar 15 músicas de Tony Bennett

Referência da música romântica internacional, Tony Bennett acumulou diversas canções de sucesso ao longo da carreira. Neste artigo, você confere as melhores para ouvir e aprender a tocar!

Além de ser um dos maiores cantores de todos os tempos, Tony Bennett deixou um legado musical que será lembrado por muitos e muitos anos. Não só pela beleza de suas músicas e sua voz, mas também pelas excelentes composições e arranjos dentro do seu trabalho. Por isso, fizemos uma lista com 15 músicas de Tony Bennett para você aprender a tocar e poder homenagear esse grande artista!

Tony Bennett cantando sorridente com o microfone com uma mão e a outra levantada
Tony Bennett nos deixou obras incríveis para escutar e interpretar (Foto: Divulgação)

Estudar o repertório do cantor é um caminho para evoluir tecnicamente nas trocas dos complexos acordes de suas músicas, por exemplo. Além disso, é possível aprender dedilhados mais intrincados, sem falar nas progressões de acordes, que são um excelente estudo de campo harmônico.

Por fim, ao se aprofundar nesse repertório, você vai começar a ter uma boa noção da linguagem do jazz. Então, bora lá aprender a tocar algumas músicas de Tony Bennett?

Músicas de Tony Bennett para ouvir e tocar

Se liga em algumas das músicas que você vai aprender hoje:

  • Fly Me To The Moon
  • Tender Is The Night
  • When Joanna Loved Me
  • The Way You Look Tonight
  • Little Things
  • Autumn Leaves
  • My Funny Valentine

Inegavelmente, as cifras de Tony Bennett apresentam um grau de dificuldade mais indicado para violonistas intermediários e avançados. No entanto, os iniciantes também vão encontrar algumas faixas na nossa lista para evoluírem no instrumento.

Enfim, bora lá aprender 15 músicas de Tony Bennett?

1. Love Scene

Se você está querendo passar do nível iniciante para o intermediário, Love Scene é uma das cifras de Tony Bennett mais indicadas para isso. Nesse sentido, ela tem 12 acordes, onde 3 são feitos com pestana (Bb7, Dm7 e G7) e os outros são dissonantes (alguns com shapes mais complexos). Toque usando o ritmo de shuffle, com a batida para baixo feita com palm muting, enquanto a para cima pega só as cordas primas.


2. When Joanna Loved Me

Apesar de estar em um andamento bem lento, When Joanna Loved Me é uma das mais difíceis músicas de Tony Bennett, pois tem 29 acordes. No entanto, a batida dela é fácil. Toque o polegar da mão esquerda (direita para os canhotos) para baixo na nota mais grave do acorde. O indicador, o médio e o anelar puxam as cordas primas para cima. Faça isso alternadamente e veja na cifra quais cordas tocar em cada acorde.

3. Manhattan

Manhattan é indicada para guitarristas que querem começar a se aprofundar no jazz. Assim sendo, ela é um excelente estudo de dedilhado, ritmo e licks típicos desse gênero musical. Por isso, essa música vai exigir dedicação e paciência mesmo de quem já está em um nível avançado na guitarra.

4. Little Things

Além de ser um de seus maiores sucessos, Little Things é uma das mais interessantes cifras de Tony Bennett. Ela tem 15 acordes, incluindo as pestanas de Bbmaj7, Dm7, F, G7 e Gm. Seu ritmo é em compassos 3/4 e deve ser tocado com o polegar para baixo na nota mais grave dos acordes. O indicador, o médio e o anelar puxam as cordas primas para cima duas vezes seguidas.

5. Girl Talk

Apesar de ser uma balada em um andamento consideravelmente lento, Girl Talk tem 21 acordes, com trocas rápidas e complexas. Portanto, comece estudando a progressão de acordes que começa no Dmaj7 e vai até o A9. Depois que ela estiver legal, treine a progressão do Dm7 ao B7. Quando essas duas partes estiverem ok, o resto da música vai ficar bem mais fácil de tirar.

6. Tender Is The Night

Uma das mais belas músicas de Tony Bennett, Tender Is The Night é um excelente treino de dedilhado. Como ela tem 23 acordes, com trocas rápidas e difíceis, treine por partes. Assim sendo, a cada duas frases da letra da música, temos uma progressão de acordes. Portanto, fragmente seu estudo dessa forma. Conseguiu tocar uma progressão, passe para a próxima, até dominar a música toda.

7. All The Things You Are

All The Things You Are é outra entre as músicas de Tony Bennett indicadas para quem está no nível avançado, já que tem 31 acordes. Toque com o mesmo ritmo de When Joanna Loved Me e siga a cifra para saber quantas vezes tocar o ritmo por acorde. A música tem quatro partes. Portanto, treine uma de cada vez até você conseguir tocar a canção do início ao fim.

É iniciante na guitarra e quer aprofundar seus conhecimentos acerca do instrumento? Conheça o curso de guitarra do Cifra Club Academy e estude quando e onde quiser, por um preço acessível e com quem entende do assunto!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

8. Dancing In The Dark

Para quem busca por desafios para chegar no nível avançado, Dancing In The Dark é um excelente treino. Ela tem 14 acordes, sendo 5 com pestana (Bbmaj7, Bmaj7, C#maj7, Dm7 e Fm). Além disso, os acordes Ebmaj7, Emaj7 e G6 são dissonantes, com shapes complexos. Portanto, treine a música por partes e em um andamento mais lento, com a ajuda de um metrônomo.

9. Tenderly

Por ser uma balada bem lenta e ter 4 acordes com pestana (Bm7, C#m7, Dm7 e F#m7), Tenderly é perfeita para estudar esse fundamento. Essas shapes têm o mesmo formato. Assim sendo, comece treinando as trocas que envolvem as pestanas. Após dominar essas transições, avance para o resto da música.

10. Boulevard Of Broken Dreams

Uma das mais difíceis músicas de Tony Bennett, Boulevard Of Broken Dreams é recomendada para quem tem uma noção maior de jazz e ritmos brasileiros. Primeiramente, treine a batida da música usando uma troca de dois acordes. Depois que você pegar o ritmo, tente praticar a canção inteira.

11. Autumn Leaves

Além de ser um dos maiores standards de jazz da história, Autumn Leaves está entre as cifras de Tony Bennett indicada para os iniciantes. Ela tem um andamento bem lento e 13 acordes ao todo, sem nenhuma pestana. Assim, apenas os shapes de G6 e Am6 vão exigir mais dedicação.

12. My Funny Valentine

Uma lista de músicas de Tony Bennett não pode estar completa se não tiver My Funny Valentine. Até você ficar craque nas trocas de acordes, treine usando a batida de When Joanna Loved Me. Após dominar o ritmo da canção, comece a tocá-la com dedilhado. Para isso, toque o polegar no baixo dos acordes, o indicador na corda Ré/Sol (dependendo do acorde), o médio na Sol/Si e o anelar na Si/Mizinha.

13. The Way You Look Tonight

The Way You Look Tonight é mais uma das músicas de Tony Bennett que precisam ser estudadas por partes. Ainda assim, comece pelas trocas de acordes que você tem mais dificuldade. Com paciência e empenho, logo você estará tocando essa música do começo ao fim sem sustos.

14. I Left My Heart In San Francisco

Com 24 acordes, I Left My Heart In San Francisco é outra boa indicação para quem quer subir para o nível avançado. Assim como The Way You Look Tonight, comece treinando as trocas de acordes que você considera mais complexas e, depois, parta para a música toda.

15. Fly Me To The Moon

Uma das músicas de Tony Bennett que recomendamos para iniciantes que querem subir para o nível intermediário é Fly Me To The Moon. Ela tem 15 acordes. Entre eles, 3 pestanas (Bb7, Dm7 e G7), e as dissonâncias de Bm7(5-), C#º, Em7(5-), F7M e . Como seu andamento é bem lento, o treino desses acordes fica bem mais fácil. Por fim, toque com a mesma batida de When Joanna Loved Me.

Após aprender a tocar as melhores músicas de Tony Bennett, você certamente deu um salto nos seus estudos musicais.

Mas, se você pretende continuar evoluindo gradativamente e com um auxílio profissional de primeira qualidade, não deixe de acessar o curso de guitarra do Cifra Club Academy!

A nossa plataforma de ensino de música oferece o melhor aprendizado online, com instrutores capacitados e preço acessível. Não fique de fora!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK