Cifra Club

Aprenda a tocar 7 músicas inspiradas no Pelé, o Rei do Futebol

Tocar no violão músicas que foram inspiradas no Rei Pelé é uma ótima forma de honrar o legado do maior jogador de futebol da história!

Pelé foi um artista da bola. Não à toa, foi considerado maestro, solista e improvisador. Dentro dos palcos de gramado, foi o grande compositor. Assim, Edson Arantes do Nascimento impactou não só os amantes do esporte, mas o mundo inteiro. Então, para homenagear o Rei do Futebol, aqui estão as cifras de 7 músicas inspiradas no Pelé.

Pelé com a camisa 10 do Santos segurando uma bola
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o Rei do futebol (Foto: Reprodução)

Dessa forma, você não vai apenas conhecer e curtir as canções, mas também aprender a tocá-las no violão. Além disso, separamos dicas certeiras para que o seu trabalho de tirar essas músicas seja o mais facilitado possível.

Assim, por meio de acordes e melodias, você poderá honrar o legado do maior jogador de futebol de todos os tempos.

7 músicas inspiradas no Pelé para tocar no violão

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que algumas canções são mais difíceis de tocar do que outras. Porém, mesmo sendo iniciante nas seis cordas, você é capaz de aprender todas elas – basta ter foco e persistência nos estudos do instrumento.

Confira as músicas sobre Pelé que listamos aqui:

  • E Por Falar no Rei Pelé
  • Meio de Campo
  • O Futebol
  • Two Naira Fifty Kobo
  • Pega na Mentira
  • Pivete
  • Love, Love, Love

1. E Por Falar No Rei Pelé – Gonzaguinha

Essa canção de Gonzaguinha apresenta apenas 4 acordes (2 deles com pestana). Além disso, tenha atenção à digitação do Gb6, que não é muito usual. Por sua vez, o ritmo de E Por Falar no Rei Pelé é cadenciado e bem marcado. Portanto, cuidado para não acelerar o andamento sem querer.

2. Meio de Campo – Gilberto Gil

Todos os 11 acordes de Meio de Campo possuem notas além da tríade, incluindo sétimas e nonas. Por isso, talvez você leve um tempinho para memorizar todos os shapes. Ademais, a batida deve ser feita com os dedos. Tenha atenção também com as pausas e convenções, beleza?

3. O Futebol – Chico Buarque

Definitivamente, a harmonia de O Futebol é a mais complexa da nossa lista de músicas inspiradas no Pelé. Tratam-se de 39 acordes, todos com formações que fogem do convencional. Encare como uma oportunidade de aprender novos shapes! Para compensar um pouquinho, a canção é curta e tem um ritmo constante.

4. Two Naira Fifty Kobo – Caetano Veloso

O pulo do gato para tocar Two Naira Fifty Kobo está em compreender o ritmo. Para isso, se guie pela guitarra (posicionada do lado direito do panorama de mixagem), ok? Por outro lado, os 6 acordes dessa canção não apresentam grande complexidade. Apenas tenha atenção para não abafar as cordas nos shapes com pestana, combinado?

5. Pega na Mentira – Erasmo Carlos

No tom de E, Pega na Mentira está entre as mais fáceis músicas sobre Pelé de nosso artigo. Com um ritmo básico de rock, o ideal é tocá-la de palheta. Se quiser, pode até fazer power chords em vez de acordes completos.

6. Pivete – Chico Buarque

Novamente, Chico Buarque ataca com uma harmonia mais rebuscada. Os 22 acordes de Pivete podem assustar à primeira vista, mas não desanime! Ao conferir os desenhos, você vai notar que nem todas as digitações são tão difíceis assim. Só tenha cuidado para não se perder nas mudanças de um acorde para o outro.

7. Love, Love, Love – Caetano Veloso

Por fim, outra gravação de Caetano Veloso. Love, Love, Love apresenta aquela sonoridade marcante dos acordes com sétima e nona, tão presentes na nossa MPB. Assim, tocar a parte harmônica não é difícil. Porém, se você quiser tirar o arranjo de guitarra no violão, precisará empregar técnicas de solo.

Continue celebrando o legado do Rei Pelé

Pelé encantou todo o mundo, literalmente. Parou uma guerra e deu alegria ao povo brasileiro. Com a camisa amarelinha, esteve no topo do mundo por três vezes. Saiu do interior de Minas Gerais para ser reverenciado por todo o planeta. Por isso, o seu legado é eterno.

No entanto, todo legado precisa ser celebrado. Nós, que amamos a arte sonora, podemos fazer a nossa parte tocando as músicas inspiradas no Pelé.

Assim, proclamaremos os feitos do Rei do Futebol a todos os cantos e ouvidos. As novas gerações saberão quem foi o Edson Arantes do Nascimento, e as antigas se lembrarão dele com saudade e gratidão.

Portanto, não deixe de enviar o link deste artigo para os seus colegas músicos. Afinal, quanto mais gente aprendendo essas músicas sobre Pelé, mais exaltada será a história do principal jogador de futebol de todos os tempos.

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK