Cifra Club

15 músicas de Djavan para tocar hoje

Acompanhe conosco dicas especiais para tocar as melhores músicas de Djavan no violão!

Hoje é dia de celebrarmos a obra de um dos grandes artistas da música brasileira. Por isso, como forma de homenagem, você vai aprender como tocar as melhores músicas de Djavan!

Djavan tocando violão sorrindo em show
Djavan é um compositor, cantor e instrumentista de primeira (Foto: Divulgação)

As cifras de Djavan, de modo geral, são mais rebuscadas e complexas. Mas nada de desânimo! Essa é uma ótima oportunidade para evoluir no violão com as canções desse artista histórico, dono de um imensurável legado.

As melhores de Djavan para tocar no violão

Sem mais delongas, chegou a hora de conhecer e aprender as cifras dos maiores sucessos de Djavan. Portanto, afine o seu violão e vamos lá aprimorar suas técnicas nas seis cordas! Confira nosso setlist de hoje:

  • Fato Consumado
  • Faltando Um Pedaço
  • Pétala
  • Linha do Equador
  • Azul
  • Lilás
  • Meu Bem Querer
  • Nem Um Dia
  • Sina
  • Um Amor Puro
  • Samurai
  • Flor de Lis
  • Se
  • Oceano
  • Eu Te Devoro

1. Fato Consumado

Fato Consumado conta com 13 acordes. Todos eles possuem sétima, e apenas um shape tem pestana (F#7). Note que F#m7 e G#m7 possuem a mesma forma, porém em casas diferentes. Já o ritmo, é tocado intercalando batidas e puxadas nas cordas.

2. Faltando Um Pedaço

Para aprender como tocar Faltando Um Pedaço, de Djavan, logo na introdução você precisará fazer um dedilhado. Treine bastante a técnica de pull off, pois ela é muito presente nessa parte! Nas estrofes, o ritmo segue um padrão, mas é preciso atentar-se às variações que ocorrem nas transições de uma parte para outra. Além disso, no total temos 15 acordes.

3. Pétala

Pétala é composta por 11 acordes, dentre eles, 3 pestanas: C#m7, G7(9/11+) e C#m7/G#. O ritmo é bem solto, então a dica é tocar e ouvir a música ao mesmo tempo para se familiarizar com as batidas. Tenha atenção também à duração em cada acorde. Nesse sentido, acompanhe a cifra e ouça bem a música para não se perder.

4. Linha do Equador

Para tocar Linha do Equador, você precisa de 9 acordes. Aqui, os shapes não seguem uma sequência padrão, então vá com calma tentando perceber as particularidades de cada estrofe. O ritmo possui algumas variações bem sutis, mas que fazem diferença. Para entender todos os detalhes, confira a videoaula abaixo com a explicação completa:

5. Azul

Os solos de Azul aparecem na introdução e no meio da canção, e não exigem nenhuma técnica específica, então foque na melodia. Ao todo, a música possui 8 acordes, sendo que 2 têm pestana. Dê atenção para as passagens, finais de frase e os shapes em que o ritmo é dividido.

6. Lilás

Em Lilás, temos uma base para o ritmo que seguirá em boa parte da música – ela aparece já na introdução. Os dedilhados da intro, da passagem e do interlúdio do meio da canção incluem técnicas de abafamento, hammer on e pull off. Ademais, a canção tem 15 acordes e, para facilitar, você pode separá-la em partes e ir tocando aos poucos. Assista à videoaula a seguir para mais detalhes deste hit de Djavan:

7. Meu Bem Querer

Para tocar Meu Bem Querer, você precisa de apenas um ritmo, que seguirá do início ao fim, sem variações. Com isso, foque em treinar as transições dos 13 acordes da canção – e o baixo (nota mais grave) de cada um. Acompanhe a explicação completa na nossa videoaula:

Aprender a tocar as músicas de Djavan está sendo muito agregador para a sua prática no violão, não é mesmo? Para ampliar ainda mais seu repertório nas seis cordas, assim como aperfeiçoar suas técnicas, conheça o curso de violão do Cifra Club Academy!

Curso de violão do Cifra Club Academy

8. Nem Um Dia

Nem Um Dia possui duas sequências de acordes: DmC7(11)Bb5(9)A4(9-) e Bb5(9)Dm7Bb7(9/13)Em7(b5)A7(13-)A7(9+/13-). O ritmo segue o mesmo em toda a música – toque a batida uma vez em cada acorde. Antes de tudo, tente fixar bem as sequências e dominar a levada. Assim, logo estará tirando de letra essa canção! Para saber mais, assista a mais uma videoaula especial:

9. Sina

A introdução e a primeira parte de Sina seguem o mesmo padrão rítmico. Treine quantas vezes precisar até conseguir tocar com desenvoltura. Na segunda parte da música, o ritmo muda, e há uma passagem. Chegando no refrão, a batida é semelhante à da primeira parte, mas com pequenas variações. Ao todo, temos 14 acordes, sendo 6 com pestana.

10. Um Amor Puro

A levada de Um Amor Puro é a mesma praticamente a música toda, mas é preciso prestar atenção nos momentos em que a batida é dividida entre acordes. O diferencial está nos solos e riffs, que surgem no decorrer da canção. Portanto, dedique-se a cada um para não ser pego de surpresa. Na videoaula a seguir, você confere a explicação completa de cada parte:

11. Samurai

A cifra de Samurai tem 12 acordes. O ritmo é bem interessante de tocar e inclui variações ao longo da faixa, com pequenas frases que surgem no decorrer da canção. Treine bastante até se familiarizar com a batida e a troca de acordes. Para mais dicas, veja a videoaula abaixo:

12. Flor de Lis

Para tocar Flor de Lis, uma das melhores músicas antigas de Djavan, é importante que você tenha certo domínio da batida de samba. Além disso, o repertório de acordes é bem extenso, já que a canção tem 23 shapes no total! Separe a música em partes (primeira parte, pré-refrão, refrão e assim por diante) para visualizar melhor as sequências dos acordes. Confira a videoaula para mais detalhes:

13. Se

Para aprender como tocar a canção Se, de Djavan, no violão, você precisa de 12 acordes. O ritmo dessa canção é o mesmo do início ao fim. Porém, atente-se ao tempo em cada shape, pois as transições são bem dinâmicas. Na videoaula a seguir, você encontra ainda mais dicas para facilitar seu aprendizado:

14. Oceano

Assim como na música anterior, em Oceano temos somente um ritmo. A quantidade de acordes é extensa – são 24 shapes no total. Ou seja, estude essa música com calma e tente tocar enquanto ouve a original, para se habituar com a levada.

15. Eu Te Devoro

Eu Te Devoro não poderia ficar de fora da nossa lista de músicas de Djavan para tocar! O dedilhado da canção é muito interessante e tem suas particularidades, podendo ser um bom desafio para iniciantes. A música conta com 10 acordes, e 2 deles têm pestanas. Veja a explicação completa na nossa aula:

Gostou de aprender a tocar as melhores músicas de Djavan? Sem dúvidas, as obras desse grande artista são uma imensa fonte de inspiração musical! Para continuar aprendendo mais ritmos, acordes e técnicas, acesse o curso de violão do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino musical online, você tem acesso a aulas de primeira qualidade, que podem ser assistidas no conforto de sua casa. Além do mais, o preço é acessível e, com somente uma assinatura, é possível acessar todos os cursos da plataforma (são mais de 10)!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK