Cifra Club

Músicas do Best of Blues and Rock: toque os hits do evento

Aqueça para o festival Best of Blues and Rock 2023 tocando grandes sucessos dos principais nomes do line-up!

Nada como a proximidade de um festival de música para unirmos o útil ao agradável! Ou seja, aprender a tocar músicas que gostamos e evoluir no instrumento ao mesmo tempo. Por isso, criamos uma lista com as músicas do Best of Blues and Rock como um aquecimento para quem vai curtir o festival!

Buddy Guy solando na guitarra em show
O músico estadunidense Buddy Guy é um dos destaques do line-up do Best of Blues and Rock 2023 (Foto: Divulgação)

Assim sendo, escolhemos a música de maior sucesso de cada uma das principais atrações do evento. Dessa maneira, temos músicas com as mais variadas técnicas, visto que o Best of Blues and Rock tem um line-up bem eclético.

No entanto, recomendamos que você tire todas as músicas, pois a versatilidade é uma das principais características de um grande músico. Então, tudo certo para começar a aprender as músicas do Best of Blues and Rock?

Como tocar as músicas do Best of Blues and Rock?

Como já dissemos, há uma ampla gama de estilos no Best of Blues and Rock, indo do blues tradicional até o metal. Portanto, as músicas dessa lista são indicadas para todos os níveis de instrumentistas, principalmente aqueles que querem evoluir tecnicamente.

Se liga nas músicas que você vai aprender:

  • For The Love of God
  • Feels Like Rain
  • Iris
  • Eu Quero Sempre Mais
  • More Than Words
  • Você
  • Every Step That I Take

Bora lá aprender as músicas do Best of Blues and Rock?

1. More Than Words – Extreme

Com 16 acordes – entre eles, 4 pestanas (Bm, C9, Cm e G7), e 1 dissonância (D7(b9)), More Than Words não é uma música fácil. Primeiramente, afine o violão meio-tom abaixo. Recomendamos treinar cada uma das cinco partes que formam essa música separadamente. Capriche nas batidas em todas as cordas no segundo e no quarto tempos dos compassos. Por fim, confira nossa videoaula:

2. Every Step That I Take – Tom Morello

Na nossa lista de músicas do Best of Blues and Rock, Every Step That I Take figura entre as mais fáceis. Assim sendo, o riff inicial é bom para treinar digitação nas regiões do braço da guitarra após a casa 12. O verso é construído com power chords tocados com uma batida bem simples. Se você tiver um pedal de delay, o solo vai ficar show. Por fim, o dedilhado do pré-refrão vai exigir abertura de dedos, mas como é após a 12ª casa, não é tão complicado.

3. Feels Like Rain – Buddy Guy

Apesar de ter uma progressão de acordes não muito comum no blues, Feels Like Rain não é difícil de tocar. Ela tem 5 acordes, sem pestanas nem dissonâncias. Para tocar seu ritmo, basta alternar palhetadas para baixo e para cima. Portanto, siga a cifra para saber quantas vezes tocar em cada acorde. Por último, o solo é um bom treino de bend e vibrato.

4. For The Love Of God – Steve Vai

Com toda a certeza, For The Love Of God é um dos maiores sucessos de Steve Vai. Por isso, incluímos a faixa na nossa lista de músicas do Best of Blues and Rock. Seu tema principal é bem fácil de tocar na guitarra. Porém, o solo exige rapidez e domínio de alavanqueada. Além disso, ele é um ótimo treino de bend, vibrato, hammer on e pull off. Portanto, treine-o em um andamento mais lento, com a ajuda do metrônomo. Essa música é indicada para guitarristas a partir do nível intermediário.

5. Você – Dead Fish

Você tem 7 power chords. Alguns deles não são próximos, mas como o andamento da música não é rápido, as mudanças não são tão difíceis de fazer. Dessa forma, apenas a introdução exige um pouco mais de dedicação para tocar os power chords onde soam apenas a tônica e a oitava. No entanto, se achar necessário, treine em um andamento mais lento.


6. Iris – Goo Goo Dolls

O maior sucesso do Goo Goo Dolls, Iris, tem que marcar presença na nossa lista de músicas do Best of Blues and Rock. No entanto, ela não é tão simples, sendo um bom treino para quem quer avançar para o nível intermediário. Assim sendo, ela tem 7 acordes, onde 4 são dissonâncias – Bm7(9), Em7(11), G7M(9) e G9 – e 1 possui pestana – Bm7. Portanto, treine-a por partes em andamento mais lento e assista à nossa videoaula:

7. Eu Quero Sempre Mais – Ira!

A parte de Eu Quero Sempre Mais que demanda mais estudo é o solo. Dessa forma, ele não é tão rápido, mas exige uma boa destreza entre os dedos da mão esquerda (direita para canhotos). Por isso, treine em um andamento mais lento, até conseguir pegar direitinho. Por fim, a base é fácil e só tem 5 acordes, sendo o F sua única pestana. Ademais, não deixe de ver a nossa videoaula:

Quer ganhar um par de ingressos para o Best of Blues and Rock 2023?

Bom, se você curtiu aprender as principais músicas do line-up do Best of Blues and Rock 2023 e se interessou pelo evento, trazemos aqui uma ótima notícia. Isso porque o Cifra Club está com uma promoção imperdível para você, que quer curtir o festival!

Nesse sentido, quem assinar o Cifra Club Academy (nossa plataforma de ensino de música online) até o final do mês de maio, ganhará um par de ingressos para o Best of Blues and Rock 2023!

E se você ainda não conhece os benefícios do Academy, se liga:

  • Possibilidade de assistir às aulas de onde e quando quiser – só precisa ter acesso à internet;
  • Mais de 10 cursos no total, incluindo diversos instrumentos, canto e teoria musical;
  • Materiais de apoio para complementar os estudos;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Canal no Telegram também exclusivo;
  • Com apenas uma assinatura, acesso a todos os cursos da plataforma;
  • Padrão Cifra Club de qualidade de ensino de música;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro, que inclui benefícios como navegação no site sem anúncios e recebimento de newsletter exclusiva.

Não dá para perder essa promoção incrível, não é? Portanto, assine agora mesmo o Cifra Club Academy e garanta a sua presença no Best of Blues and Rock 2023!

Cursos do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK