Cifra Club

Os 6 melhores tecladistas de todos os tempos

Preparamos uma lista especial com os melhores tecladistas do mundo, para você se inspirar no estudo das teclas! 

Jon Lord tocando teclado em show do Deep Purple
O mestre Jon Lord, ex-tecladista do Deep Purple, encantando o público em show da banda (Foto/Reprodução/Twitter)

Ser um artista cuja técnica é perfeita pode ajudar muito na hora de compor uma música e tornar-se referência no seu instrumento. Por isso, a lista que preparamos para hoje vai te incentivar a aprender como tocar teclado

Os músicos que elencamos aqui são, mais do que tecladistas virtuosos, donos de uma inventividade única. Todos eles fizeram história na música, acumulando hits e prêmios na carreira. Vamos à lista completa!

Quais são os melhores tecladistas?

Começar a tocar um instrumento é sempre um momento de empolgação. E nada melhor do que ter ótimas referências para conseguir se inspirar, não é mesmo?

Conhecer os estilos de cada um dos nomes que traremos aqui certamente vai te deixar ainda mais animado a seguir com os estudos de teclado. Sendo assim, vamos à lista desses gênios da música:

Stevie Wonder

Com mais de 100 milhões de cópias vendidas, Stevie Wonder começou como um verdadeiro prodígio. Aos 13 anos de idade, o estadunidense foi número 1 da Billboard Hot 100 com a música Fingertips.

Seu estilo de tocar teclado é inconfundível pelo ritmo funk que ele consegue imprimir em suas canções. Uma verdadeira aula para quem está buscando por uma referência no instrumento!

Se liga em alguns dos espaços em que ele é reconhecido:

  • Calçada da Fama de Hollywood;
  • Rhythm and Blues Music Hall of Fame;
  • Songwriters Hall of Fame;
  • Rock and Roll Hall of Fame.

Abaixo, confira Superstition, canção em que o tecladista mostra toda sua capacidade de colocar todo mundo para dançar.

Ray Manzarek

Membro e fundador do The Doors, uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, Ray Manzarek é outro ícone do teclado. Entre o final dos anos 1960 e começo dos anos 1970, o músico foi o responsável por momentos memoráveis do instrumento.

É o caso dos clássicos Light My Fire e Riders on the Storm. Na primeira, é possível ouvir toda a virtuosidade de Manzarek. A canção tem um longo solo de teclado, onde o músico mostra como é rápido e preciso nas notas escolhidas.

Porém, ao ouvir Riders on the Storm, você perceberá outra faceta do músico. Muito mais contido, ele executa a canção com leveza, imprimindo uma atmosfera jazzística. Assim, é possível perceber como ele era versátil e capaz de reinventar a cada música.

Rick Wakeman

Considerado um dos pais do rock progressivo, Rick Wakeman é uma verdadeira lenda da música. Além de uma carreira solo consolidada, o tecladista também tocou com artistas como David Bowie e Black Sabbath.

Amplamente conhecido por sua incrível habilidade, Wakeman começou na música clássica. Conforme foi entendendo as possibilidades que o teclado oferece, apaixonou-se pelo instrumento. Assim, ele é conhecido pela rara combinação entre virtuosidade e experimentalismo.

Um dos exemplos dessa combinação é Wonderous Stories, do Yes, banda com a qual o tecladista tem uma longa história de idas e vindas. Na canção, Wakeman inicia discreto e vai crescendo com o passar dos minutos até estourar num solo fantástico durante o refrão.

Outro destaque, agora em carreira solo, é Catherine of Aragon. A execução do teclado lembra muito a música de câmara. Porém, logo se mistura com um som futurista que só Wakeman consegue fazer. Vale a pena cada segundo!

Jon Lord

O inglês Jon Lord é mais um dos destaques da nossa lista. Sua grande sacada foi conseguir juntar música clássica e rock, mudando para sempre o mundo da música.

O tecladista pode ser visto na sua melhor forma durante as gravações e apresentações do Deep Purple. Na fase inicial da banda, entre 1968 e 1976, ele foi responsável por momentos memoráveis, como na faixa Burn.

Nessa música, temos tanto os solos quanto os acompanhamentos que fizeram de Jon Lord um dos mais famosos tecladistas da história. Quando entra o solo, fica clara a razão pela qual ele será lembrado para sempre como um ícone.

Também é possível conferir o tecladista nas suas participações no Whitesnake.

Keith Emerson

Aclamado como um dos mais talentosos tecladistas de todos os tempos, Keith Emerson se notabilizou por levar música clássica ao grande público. Isso porque ele conseguia criar arranjos de rock baseados nesse outro estilo.

Embora tivesse períodos em carreira solo, muitos o conhecem pelo grupo de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer, que fez muito sucesso nos anos 1970. Em músicas como Fanfare for the Common Man, é possível conferir toda classe e inventividade que fizeram de Emerson uma referência como tecladista.

Ele consegue conduzir e dinamizar a canção como um verdadeiro mestre, alternando entre momentos de explosão e outros mais comedidos. Um verdadeiro espetáculo!

Herbie Hancock

Inspiração para muitos dos tecladistas que vieram depois dele, Herbie Hancock iniciou sua carreira no piano. Em 1963, passou a fazer parte do quarteto de Miles Davis e tornou-se o centro das atenções.

Sua migração para o teclado aconteceu por insistência de Davis. Isso porque a banda começava a usar elementos do rock e da música popular, e Hancock não podia ficar para trás.

Após essa primeira mudança, o músico não parou de se reinventar e se adaptar aos novos instrumentos. É nítida a diferença com o passar do tempo quando ouvimos, por exemplo, as versões de Watermelon Man de 1962 e 1973. No entanto, a verdade é que ambas são maravilhosas!

Como pudemos ver, esses grandes tecladistas apresentados na nossa lista são fruto de muitas horas dedicadas ao estudo e sempre estavam preocupados em evoluir.

Portanto, para você também progredir no teclado, é preciso seguir um método e ter um ótimo professor para evitar erros comuns no instrumento.

Para te auxiliar nesse trajeto, existe o curso de teclado do Cifra Club Academy. Com ele, você terá acesso às aulas da excelente instrutora Luísa Mitre!

Além disso, os vídeos da plataforma ficam disponíveis para serem assistidos quantas vezes você quiser e a qualquer hora. Assine o Cifra Club Academy para conseguir o melhor curso de teclado por um preço que você consegue pagar!

Curso de teclado do Cifra Club Academy
Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK