Cifra Club

16 cifras de Sandy e Junior para aprender a tocar hoje

Confira dicas certeiras e facilitadoras para aprender a tocar as melhores músicas da dupla Sandy e Junior e aumente seu repertório no violão com canções de sucesso!

Se você já foi ou ainda é muito fã da dupla Sandy e Junior, esse é o seu momento! Além de relembrar e cantar sucessos com toda emoção, hoje você vai aprender como tocar os maiores hits dos dois irmãos que nos encantam até hoje. Portanto, prepare-se para tocar as melhores de Sandy e Junior no violão!

Junior, tocando guitarra, e Sandy, olhando para o irmão, em show
Os sucessos da dupla Sandy e Junior marcou gerações (Foto: Reprodução/Ray Nonato)

A seguir, você irá conferir as melhores dicas para tocar as canções dessa dupla querida sem canseiras e dificuldades. Assim, você poderá evoluir nos estudos do instrumento aprendendo novas técnicas, acordes, batidas e muito mais. Vem com a gente!

Sandy e Junior: as melhores para tocar no violão

Seja você iniciante ou mais experiente no violão, certamente as cifras de Sandy e Junior irão agregar em seu repertório. Veja algumas músicas do setlist de hoje:

  • A Lenda
  • Quando Você Passa
  • As Quatro Estações
  • Olha o Que o Amor Me Faz
  • Desperdiçou
  • Com Você
  • Vâmo Pulá

Então, ache sua palheta, afine seu violão e bora pro som!

1. Com Você

Começando nossa lista de músicas de Sandy e Junior com a música Com Você, é preciso saber 11 acordes para tocá-la. Os shapes do refrão são mais simples em relação aos das estrofes. Nesse sentido, treine cada parte com calma, inclusive a batida e as transições. Pratique enquanto ouve a música para ficar bem alinhado com o andamento da canção. 

2. Vâmo Pulá

Vâmo Pulá tem 9 acordes, mas somente um deles é feito com pestana (Bm). Um ponto muito importante nessa música é nos momentos em que um compasso é dividido entre mais de um acorde. Portanto, siga a cifra da música para saber o tempo exato das trocas entre os shapes e atente-se também para as pausas no pré-refrão.

3. Não Dá Pra Não Pensar em Você

Para tocar Não Dá Pra Não Pensar em Você sem sustos, o ideal é ir tocando a música por partes, para pegar as nuances de cada uma. Em alguns momentos, o ritmo será dividido entre mais de um acorde, mas em outros não. Além disso, há diversas passagens que vão exigir um pouco mais de desenvoltura. Ao todo, são 18 acordes, sendo 4 com pestana.


4. Maria Chiquinha

Antes de começar a tocar Maria Chiquinha, uma das mais antigas de Sandy e Junior,  lembre-se de afinar seu violão meio tom abaixo. A canção é composta por apenas 3 acordes. São eles: D, D7 e G. A batida segue um padrão do início ao fim, então pratique bastante juntamente com a versão original para pegar direitinho!

5. Resposta da Mariquinha

Resposta da Mariquinha é tocada com apenas um ritmo do começo ao fim. Essa música conta com 8 acordes. Dentre eles, somente uma pestana básica (F). Pratique bastante a passagem “Eu não abro não”, onde há uma sequência de vários acordes em pouco tempo, e você pode acabar perdendo o andamento.

6. Não Ter

A cifra de Não Ter possui alguns acordes bemóis e outros menores. Isso significa que há muitos shapes com pestana. São 6 com essa forma, em um total de 9 acordes. Isso exigirá certa resistência da mão esquerda (a direita para violonistas canhotos). Então, estude bastante para não sofrer ao tocar esses shapes. Além disso, a primeira parte da música pode ser tocada tanto com um dedilhado quanto com batidas.

7. Imortal

A primeira parte de Imortal é tocada com um dedilhado, e, em seguida, entram as batidas. Pratique bastante essas duas levadas! Em relação aos 9 acordes, 2 são montados com pestana (Bm e F#m). Atente-se também para as passagens e os momentos em que um compasso é dividido entre dois acordes.

8. Desperdiçou

Desperdiçou é composta por 21 acordes! No final das frases “Fugiu com a minha paz”, há uma variação no ritmo. Portanto, veja essas partes com cuidado. Devido às muitas pestanas (17 no total), é preciso ter uma resistência nas mãos para conseguir tocar a música toda. Ou seja, tenha foco nessa música e pratique sempre que puder!

Gostando de aprender a tocar as melhores músicas de Sandy e Junior? Se você tiver o interesse em desenvolver suas habilidades nas seis cordas, nós temos uma dica de ouro: inscreva-se no curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

9. No Fundo do Coração

No Fundo do Coração possui apenas 4 acordes. São eles: A, B, C#m e E. Após a ponte, ainda temos um solo, que não exige grandes dificuldades, mas é preciso treino. Além disso, é essencial saber as técnicas de slide, hammer on e pull off para executar o trecho. Pratique bastante o solo e a levada até conseguir tocar com boa desenvoltura.

10. Como É Grande o Meu Amor Por Você

Essa versão de Como É Grande o Meu Amor Por Você é uma boa escolha para iniciantes no instrumento. Isso porque são somente 4 acordes, e nenhum deles com forma de pestana! Quanto ao ritmo, você pode tocar com batidas ou dedilhado, como achar melhor.

11. Inesquecível

Antes de pegar a cifra de Inesquecível, afine seu violão um tom abaixo. Essa música possui 22 acordes no total, uma quantidade bem significativa. Contudo, há apenas uma pestana entre eles (F#7). A introdução e a primeira estrofe são tocadas com dedilhado. Logo depois, entram as batidas.

12. Era Uma Vez

Em Era Uma Vez, o ritmo é tocado uma vez em cada acorde, com variações apenas no pré-refrão. Ao todo, são 7 acordes, sendo 3 com pestana. Caso você ainda seja iniciante, o shape de E/G# pode te trazer certa dificuldade. Mas não desanime, treine bastante e acompanhe a cifra da canção para saber o tempo exato das transições de acordes.

13. Olha o Que o Amor Me Faz

A base de Olha o Que o Amor Me Faz é tocada originalmente no piano, mas é possível fazer uma adaptação para o violão. Assim, a música tem 19 acordes, alguns mais simples e outros shapes mais complexos e com pestanas. Se conseguir, toque enquanto ouve a canção e fique ligado nas passagens e nos compassos divididos entre mais de um acorde.

14. As Quatro Estações

Para tocar As Quatro Estações, você precisa de 10 acordes, sendo que 2 possuem pestana. Para facilitar o aprendizado da canção, a dica é separá-la em partes (por exemplo: introdução, primeira parte, pré-refrão etc.). Isso possibilita uma melhor visualização dos acordes e da levada das estrofes.

15. Quando Você Passa (Turu Turu)

Em Quando Você Passa (Turu Turu), o ritmo padrão é tocado uma vez em cada acorde. De modo geral, os 6 acordes da música são fáceis, e há apenas a básica pestana, em F. Pratique junto com música para tocar a levada de forma bem alinhada com a versão original e não deixe seguir a cifra da canção para não se perder!

16. A Lenda

Para tocar A Lenda, posicione o capotraste na 4ª casa, para subir dois tons. Essa canção possui 30 acordes, uma quantidade bem expressiva! Para não se perder com esses tantos shapes, separe a música por estrofes e vá treinando dessa maneira. Treine bastante, principalmente as partes que tiver mais dificuldade, quantas vezes forem necessárias.

Então, gostou de relembrar as melhores de Sandy e Junior e ainda aprender todos esses sucessos no violão? Certamente deu para incrementar o seu repertório no instrumento e aprimorar técnicas, acordes e batidas, não é mesmo?

Para continuar evoluindo mais e mais, acesse agora o curso de violão do Cifra Club Academy e tenha o melhor aprendizado musical possível!

Na nossa plataforma, você tem acesso a aulas de qualidade, comandadas por instrutores super capacitados, e pode estudar quando e de onde quiser, por um preço acessível!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK