Cifra Club

15 melhores linhas de bateria do Phil Collins para aprender

Quer evoluir na bateria? Separamos dicas imperdíveis para tocar as linhas icônicas do mestre Phil Collins!

Phil Collins é um dos artistas mais influentes da história da música, conhecido por sua versatilidade e habilidade técnica. Nesse sentido, ele é responsável por algumas das linhas de bateria mais icônicas do rock. Portanto, separamos dicas para você aprender a tocar as melhores linhas de bateria de Phil Collins!

Phil Collins tocando bateria em show
Ex-baterista e vocalista da banda Genesis, Phil Collins é grande referência no mundo das baquetas (Foto: Divulgação)

Além de apresentar qualidade invejável nos tambores e pratos, o britânico também é cantor, compositor, produtor musical e ator. Mas hoje o foco é no Phil Collins como baterista.

Logo, se você está começando a tocar bateria, aprender as melhores linhas de Phil Collins pode ser uma ótima maneira de aprimorar suas habilidades!

Melhores músicas de Phil Collins para tocar na bateria

Neste artigo, listamos as 15 melhores linhas de bateria de Phil Collins que você pode aprender para melhorar sua tocabilidade. Confira algumas das canções selecionadas:

  • In the Air Tonight
  • Easy Lover
  • Against All Odds
  • Another Day in Paradise
  • I Don’t Care Anymore
  • You’ll Be In My Heart
  • Dance Into The Light

Vamos às dicas?

1. Do You Remember?

Para começar, uma linha de bateria fácil para iniciantes. Do You Remember? possui andamento lento, e o mais importante é manter a levada suave e sem firulas, contribuindo para o clima da música. Nesse sentido, nas estrofes, opte por tocar no aro, ao invés da caixa, para segurar a dinâmica dessas partes.

2. Easy Lover

A batida de Easy Lover é animada. Apesar de seguir um ritmo marcado e constante, conta com um groove que faz você querer dançar. Na introdução, são feitas várias viradas que combinam os tambores graves (tons e surdos) com a caixa. Ademais, atente-se para as outras viradas que aparecem no decorrer da canção, sobretudo nas transições de uma parte da música para outra (estrofe para refrão, por exemplo).

3. Sussudio

Em Sussudio, Phil Collins explora uma sonoridade mais eletrônica. Porém, nada impede de você executar a batida que guia a canção na sua bateria. Nesse sentido, a linha de bateria é animada e pulsante, complementando perfeitamente o ritmo pop e alegre da faixa.

4. Take Me Home

A linha de bateria de Take Me Home também apresenta mais elementos eletrônicos. Contudo, para tocar essa música, faça toques nos tons e no surdo, além de marcar os tempos 3 de cada compasso na caixa. O padrão de bateria é simples, mas eficaz, com um ritmo hipnótico que ajuda a criar a atmosfera intensa e emocionante da música.

5. I Don’t Care Anymore

I Don’t Care Anymore já começa com a bateria em destaque. Viradas poderosas e pulsantes nos tambores graves elevam a energia da música logo na introdução e seguem até o fim. No meio da canção, começam as marcações na caixa, mas sem parar com as viradas. Na parte final, a faixa chega ao seu ápice, com ataques nos pratos, apesar de manter a constância presente em toda a música.

6. Another Day in Paradise

A linha de bateria de Another Day in Paradise é simples. Na introdução, apenas marque os tempos 2 e 4 de cada compasso nos tons. Quando entra o vocal, faça a batida utilizando o aro da caixa – continue assim até o segundo refrão. Do meio para o final, a dinâmica vai crescendo. Com isso, a caixa se mostra mais presente.

7. True Colors

Para tocar True Colors na bateria, use um padrão simples de caixa, bumbo e hi hat. Contudo, atente-se para os momentos em que o chimbal é aberto – isso dá um groove interessante para a música. Além disso, ouça bem a canção para pegar as viradas que aparecem, principalmente as que antecedem os refrãos. Por fim, fique ligado na paradinha da parte final.

Muito bom aprender as linhas de bateria dos maiores sucessos do Phil Collins, não é? Mas, antes de partirmos para as outras músicas, aqui vai um convite especial: estude bateria com o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de bateria do Cifra Club Academy

8. I Wish It Would Rain Down

I Wish It Would Rain Down tem uma linha poderosa, intensa e já começa com uma virada marcante. O bumbo só marca o necessário, e o mais importante é manter a constância e a pegada. Você não vai precisar fazer movimentos complexos, mas sim se atentar para não perder dinâmica nem andamento. Na segunda parte da canção, vá para o prato de condução e aumente ainda mais a intensidade.

9. One More Night

A bateria de One More Night é super simples. O principal é manter o ritmo cadenciado da canção e focar na constância da interação caixa + bumbo + chimbal. Aliás, os bumbos são quase sempre marcados com dois toques seguidos.

10. Dance Into The Light

Essa música apresenta uma batida de bateria animada, com uma linha de caixa energética. Dance Into The Light é contagiante e para cima, com um groove que faz você querer dançar e cantar junto! Portanto, tenha atenção para não acelerar o andamento da canção e mantenha a pegada por toda a faixa.

11. Both Sides of the Story

Both Sides of The Story possui uma linha de bateria potente, com uma marcação firme. Na primeira metade da canção, o foco é nos tambores graves e na caixa (sem pratos). Com a dinâmica da música crescendo, ataques nos pratos são acrescentados do meio para o final. Porém, as marcações nos tons e surdo com a caixa não param!

12. You Can’t Hurry Love

Basta executar uma batida constante e animada para aprender You Can’t Hurry Love na bateria. A linha da música é reta, sem muitas variações. Porém, algumas viradas na caixa são bem-vindas, até para não deixar a levada monótona. Além disso, a bateria ganha um protagonismo em um trecho da segunda parte, quando os outros instrumentos da faixa param e vão voltando aos poucos.

13. You’ll Be In My Heart

Trilha sonora do filme Tarzan (1999), a famosa You’ll Be In My Heart começa com a bateria contida, explorando outros instrumentos percussivos. A partir do primeiro refrão, entra o ritmo envolvente, que preenche mais a música. Como de praxe nas melhores músicas do Phil Collins, a parte final é o ápice da canção, onde a dinâmica cresce.

14. Against All Odds

A bateria em Against All Odds só entra no meio da música, mas com uma virada incrível. A linha desta balada é simples e suave, mas ainda assim evocativa e emocionante, contribuindo para a atmosfera comovente do final da canção.

15. In the Air Tonight

Por fim, a melhor linha de bateria de Phil Collins! Isso porque In the Air Tonight apresenta uma das viradas mais fantásticas da história da música. Até o meio da canção, a batida é realizada por uma bateria eletrônica. Entretanto, é possível fazer um leve acompanhamento no hi hat e no aro da caixa. O importante mesmo é explodir o clima após a virada icônica de entrada!

Achou difícil aprender as melhores linhas de bateria de Phil Collins? Certamente, foi um ótimo estudo de algumas técnicas do instrumento, assim como agregador para o seu repertório musical. Afinal, os sucessos de Phil Collins estão entre as principais obras da história do rock mundial.

Se você sente que ainda tem mais a evoluir com as baquetas em mãos (e quase sempre há onde melhorar), não deixe de se inscrever no curso de bateria do Cifra Club Academy!

Com as aulas lideradas pelo qualificado João de Paula, você poderá aperfeiçoar seus conhecimentos relacionados ao universo dos tambores e pratos de forma prática, rápida e eficiente.

Tá esperando o que pra estudar bateria com o Cifra Club Academy?

Curso de bateria do Cifra Club Academy
Foto de João Terra

João Terra

Estudante de Jornalismo, baterista e apaixonado por escrever, tocar, conhecer e ouvir música. Trabalha como editor de conteúdo do Blog do Cifra Club desde 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK