Cifra Club

22 louvores do Diante do Trono para tocar

Deseja ampliar seu repertório de louvores para tocar no violão? Selecionamos os melhores sucessos do Diante do Trono para você aprender e se inspirar!

Um repertório de violão gospel de respeito não pode deixar de fora os melhores louvores do Diante do Trono, concorda? Por isso, hoje trazemos dicas de como tocar as principais cifras das músicas de um dos grandes destaques do gospel brasileiro atual. 

Ana Paula Valdão cantando em show
Nada melhor do que glorificar a Deus com as músicas do Diante do Trono (Foto: Reprodução)

Formada em 1997 na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, a banda é liderada pela cantora, compositora e pastora Ana Paula Valadão.

E, a partir de agora, você vai aprender a tocar alguns dos seus maiores sucessos. Enfim, vamos conhecer as melhores cifras do Diante do Trono!

Melhores louvores do Diante do Trono

Vários louvores do Diante do Trono representam grandes desafios na hora de tocar, especialmente se você estiver começando a tocar violão.

Confira parte do nosso repertório de hoje:

  • A Ele a Glória
  • Canção do Apocalipse
  • Te Agradeço
  • Águas Purificadoras
  • Coração Igual ao Teu
  • O Amor do Nosso Deus
  • O Cheiro das Águas

1. Poder do Teu Amor

Dos 13 acordes de Poder do Teu Amor, 4 são variações simples do shape de D (incluindo ele próprio). Ao todo, são somente 2 pestanas consideradas básicas (Bm e G4). De resto, só acordes simples e conhecidos, como C e Em. Assim, se você está começando a treinar pestanas, já pode incluir esta cifra em seu repertório!

2. Toma o Teu Lugar

Apesar de incluir nomes mais complicados, como D9/F#, a cifra de Toma o Teu Lugar está longe de ser a mais difícil desta lista. A parte mais desafiadora dela é, sem dúvida, as sequências de harmônicos, que exigem maior apuro técnico. Quanto aos 11 acordes, você encontrará shapes bem básicos, incluindo 5 acordes maiores e somente uma pestana.

3. Aos Olhos do Pai

Aqui vai uma cifra de complexidade um pouquinho maior e que exige o uso de capotraste na 1ª casa. Além disso, Aos Olhos do Pai tem 17 acordes, sendo 4 com pestana, além de shapes menos usuais, como Dm/C e F/A. Porém, não é nada que vá tirar o sono de quem já tem alguma base no instrumento. O mesmo vale para os solos, que são fáceis de pegar.

4. Eu Nasci de Novo

Apesar de somar 23 acordes, Eu Nasci de Novo não chega a representar um desafio para quem já toca violão há um tempo. Suas 9 pestanas, por exemplo, nem chegam a ser os shapes mais complexos da cifra. Isso cabe a outros acordes, como o B/D#. No mais, você encontrará vários acordes maiores básicos, como A e D, acompanhados de pequenas variações.

5. Quão Grande És Tu

Um dos mais conhecidos louvores do Diante do Trono, Quão Grande És Tu tem somente 5 acordes fáceis de tocar. Contudo, não é exatamente uma cifra para os mais iniciantes. Isso porque 3 shapes possuem pestana, sendo que o F/C não é tão comum entre os principiantes. Dá para encarar ou não?

6. Tetelestai

Com apenas uma pestana entre seus 10 acordes, Tetelestai é mais uma boa opção para quem está apenas começando a praticar esse fundamento. Com exceção desse shape de G4, você só vai encontrar acordes acessíveis para iniciantes, do naipe de Am e C. Quem toca há muito pouco tempo talvez se sinta desafiado por shapes como D/F# ou Gm7, mas não é nada que uma dose de treino e dedicação não resolva!

7. O Cheiro das Águas

O Cheiro das Águas é uma das cifras mais difíceis desta lista, incluindo acordes diminutos e shapes com distribuição de dedos um pouco mais desafiadora. Além disso, são 24 acordas no total, sendo 9 pestanas e meias pestanas. Em contrapartida, o solo de introdução é bem curto e fácil de pegar, mesmo se você está começando agora nesse fundamento.

8. Levanto Um Aleluia

Com mudanças de acordes bem espaçadas, Levanto Um Aleluia é relativamente fácil de tocar, podendo ser usada uma batida de rock. A cifra pede um capotraste na 1ª casa. Mas, se você quiser tocar sem, pode apenas cantar a música toda meio tom abaixo. São 6 acordes ao todo, incluindo a pestana de F e a meia pestana de F/C. No mais, restam apenas shapes básicos, como Am.

9. Quero Subir

Entre os 16 acordes de Quero Subir, há poucos realmente desafiadores para iniciantes, incluindo as 3 pestanas. Uma delas está no shape de Dm7, que começa na 5ª casa. Se você procurar por alternativas para esse acorde (utilize a ferramenta do Cifra Club de “variar acorde”), vai encontrar uma forma bem mais simples de tocá-lo, sem pestana. Assim, em geral, a música não é difícil de tocar. Por exemplo, tem muitas variações de A e acordes maiores simples, como C e D.

10. Manancial

Aqui vai outra cifra com uma variedade grande de acordes, muitos deles com nomes bem mais complexos que seus shapes. Nesse sentido, Manancial não é exatamente fácil de tocar, mas também não tão difícil quanto você poderia imaginar vendo nomes como Aadd9/C#. A verdade é que mesmo os shapes menos comuns, como A4/9, não são muito difíceis. Então, com alguma paciência, você consegue!


11. Tempo de Festa

Respire fundo para encarar os 55 acordes da cifra de Tempo de Festa. Além disso, a música tem um ritmo mais rápido, e as mudanças de acordes são bem próximas umas das outras. Assim, está entre as poucas cifras realmente difíceis desta lista. Contudo, temos que admitir que, para essa quantidade toda de acordes, o número de shapes complexos é bem menor do que se poderia esperar.

E aí? Gostando de aprender a tocar as melhores cifras dos louvores do Diante do Trono? Para continuar evoluindo ainda mais nas seis cordas, aqui vai uma dica especial: conheça o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

12. O Amor do Nosso Deus

O Amor do Nosso Deus possui 33 acordes, mais uma cifra com um número bem grande de shapes. Entre eles, há formações realmente complexas, como a de Gm/A, que exige elasticidade nos dedos e agilidade na mão esquerda (direita para canhotos). Seguramente, não se trata de uma cifra para iniciantes. Por outro lado, a música tem um ritmo mais lento, que facilita as mudanças de acordes.

13. Nos Braços do Pai

Outra cifra com muitos shapes, Nos Braços do Pai soma 39 acordes, que vão do nível intermediário ao avançado. No meio disso tudo, os básicos shapes de C e G são casos isolados. Vale ficar ligado também aos acordes que se repetem em pontos diferentes do braço, o que já facilita um pouco o aprendizado.

14. Coração Igual ao Teu

A belíssima Coração Igual Ao Teu é mais uma das mais complexas cifras do Diante do Trono, somando 33 acordes. Além de 10 pestanas, há shapes que podem ser um verdadeiro desafio para iniciantes, como F/A e Eb/G. Estes dois acordes, porém, têm a mesma forma, só ficam em pontos diferentes do braço do violão. Os outros, mesmo os de nomes ou shapes incomuns, podem ser executados mais tranquilamente, bastando um pouco de prática.

15. Aclame Ao Senhor

Dos 23 acordes de Aclame Ao Senhor, apenas 3 usam pestana e, ainda, são shapes básicos da categoria, como F#. É verdade que você encontrará alguns desafios, como F#/A# e G#m7/F#, mas eles são exceção. A quantidade de acordes básicos e shapes simples é relativamente grande para essa quantidade total de acordes. Assim, com alguma prática, você vai conseguir tocar essa!

16. A Vitória da Cruz

Com 29 acordes, A Vitória da Cruz pode trazer desafios, como B/C# e E/G#. Não chegam a ser os shapes mais complexos do mundo, mas também não são para iniciantes. Inclusive, algumas mudanças mais rápidas poderão desafiar até os mais experientes. Aqui, de novo, há shapes que se repetem com outros nomes em pontos diferentes do braço do violão,  facilitando um pouco o aprendizado.

17. Água Purificadoras

Com 14 acordes, Águas Purificadoras tem uma dificuldade média-baixa. Isso porque os shapes são relativamente simples, à exceção de alguns poucos, como A/C#, G/A e G/D, além das duas pestanas. Mesmo assim, porém, eles estão longe dos mais complexos que você encontrará nas cifras do Diante do Trono. Ou seja, dá para arriscar se você já domina um pouco o violão e quer avançar no instrumento!

18. Me Ama

Incluindo riffs constantes, que podem ser aprendidos com um pouco de prática, a música Me Ama é bem simples de tocar. Entre os 7 acordes, nem mesmo o D/F#, o E/G# e a pestana de F#m são muito desafiadores. De resto, apenas os básicos A, D e E. Considerando a energia e a beleza deste louvor, vale a pena encarar os pequenos desafios da cifra para tocá-lo!

19. Preciso de Ti

Em geral, os 22 acordes de Preciso de Ti são apenas variações uns dos outros. Claro, algumas variações são mais difíceis, e acordes como A/C# e E/G# precisam de bastante atenção e prática. Além disso, há 5 pestanas no total. De resto, não se assuste com a quantidade e os nomes muito longos dos shapes. Você consegue!

20. Te Agradeço

O conjunto de shapes de Te Agradeço é certamente um dos mais complexos desta lista. A boa notícia é que são só 8 acordes ao todo. Os mais fáceis, talvez, são as pestanas de Bb e Fm. Para todo o resto, você vai precisar de um tanto de prática! Ou então, confira as versões simplificadas e dê tempo ao tempo até conseguir executar a versão completa!

21. Canção do Apocalipse

Os 5 acordes de Canção do Apocalipse variam entre as formas simples de G, Am7 e D9 e as pestanas F e C9. Mas essas, apesar de pestanas, também não chegam a ser muito complexas. Então, no fim, acaba sendo uma cifra fácil de tocar! Só o que pode representar um desafio para iniciantes são os solos, mas que também são acessíveis para quem já tem alguma prática no instrumento. Eles incluem as técnicas de hammer on e slide.

22. A Ele a Glória

Um dos maiores sucessos do Diante do Trono, A Ele a Glória tem apenas 5 acordes, sendo 4 deles os básicos C, D, G e Em. O único que escapa um pouco do nível iniciante é o D/F#, mas que também não é nada de dificuldade tão alta assim. O ritmo lento da música facilita bastante as trocas de acordes. Assim, é uma cifra acessível para todos!

Encontrou os louvores do Diante do Trono que procurava e curtiu nossas dicas? Se estiver com dificuldades para tocar e quiser desenvolver ainda mais suas habilidades, venha conhecer o Cifra Club Academy!

Com o curso de violão da nossa plataforma, você pode aprender o que precisa sem nem sair de casa! Ademais, o preço é acessível e as aulas são de primeira qualidade!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK