Cifra Club

Aprenda a tocar as diferentes versões da música Hallelujah

Separamos 9 versões de Hallelujah para você aprender a tocar no violão, juntamente com dicas especiais para facilitar seu aprendizado!

Não é exagero dizer que a canção Hallelujah é uma das mais emblemáticas de todos os tempos. Afinal, trata-se de uma composição belíssima e profunda, que marcou diferentes gerações desde que foi lançada. De lá para cá, vários artistas a regravaram. Assim, hoje é dia de você conhecer as diferentes versões da música Hallelujah!

Leonard Cohen tocando violão sentado
Hallelujah toca o coração de todos os ouvintes desde 1984, ano de seu lançamento (Foto: CBC Still / Collection)

Além disso, você também vai descobrir como tocar cada uma dessas releituras no violão. Nesse sentido, vamos dar dicas claras e objetivas para acelerar o seu aprendizado, seja qual for a sua versão predileta.

Então, alongue as juntas, afine o seu violão e vamos lá!

Quantas versões tem a música Hallelujah?

Embora seja difícil mensurar exatamente quantas regravações da música Hallelujah (ou Aleluia, em português) já foram realizadas, há 9 versões que fizeram muito sucesso, seja no Brasil, seja no exterior. Portanto, são elas que listamos aqui!

Ah, e você não precisa ser expert no violão para conseguir tocá-las de forma satisfatória. A maior parte desses registros tem arranjos simples. Ademais, caso surjam alguns desafios, encare como uma oportunidade para desenvolver a sua técnica no instrumento.

Chega de delongas, pois chegou a hora de conhecer e aprender a tocar várias versões da música Hallelujah!

1. Leonard Cohen

Você sabe quem canta a versão original de Aleluia? O cantor canadense Leonard Cohen é o compositor da música.


Assim, Hallelujah original é bem simples de tocar no violão, porque tem um ritmo lento, o que facilita a troca dos 7 acordes. Além disso, você pode fazer um dedilhado até o refrão, para depois cair na batida.

2. Jeff Buckley

Para muitos, esta é a melhor interpretação de Hallelujah. Sem dúvida, o estadunidense Jeff Buckley estava inspirado quando gravou a versão, que é inteiramente baseada em uma guitarra limpa. Dessa forma, fica ótima também no violão. A faixa está no tom de Db – coloque um capotraste na 6ª casa e toque os acordes no shape de G. Atenção também às passagens de baixo, ok?

3. John Cale

A versão do músico britânico John Cale está no tom de Am e possui 6 acordes no total. Aqui, a dificuldade está em adaptar o arranjo de piano para o violão. A melhor forma de fazer isso é com um dedilhado contínuo. Dessa maneira, o polegar toca os baixos, enquanto os demais dedos ficam a cargo das cordas primas.

4. Bon Jovi

Agora, Hallelujah na voz de ninguém menos do que Jon Bon Jovi. Repare que a tonalidade dessa versão é B. Então, para evitar as pestanas, coloque o capotraste na 4ª casa e toque os acordes no formato de G. Por fim, para seguir o estilo do violão presente na gravação, não deixe de tocar com palheta, beleza?

5. Jamily

Temos também a versão da cantora brasileira Jamily! No entanto, a letra é em inglês. Por sua vez, o arranjo é pop, com uma pegada épica. Assim, a base é feita com teclado, mas há um violão que faz uns solos bem bonitos. Para executá-los, você precisa estar em dia com algumas técnicas básicas, como ligados e slides. A harmonia também é mais rica do que outras versões. Portanto, preste bastante atenção!

6. Gabriela Rocha

Hallelujah em português é o que você quer? Então, aqui está a versão de Gabriela Rocha, famosa cantora gospel. Além da adaptação da letra, a grande diferença dessa gravação para as anteriores é a tonalidade: F. O arranjo ainda sobe mais um tom na segunda metade da canção. Fora isso, basta executar os acordes de forma dedilhada, sem perder o tempo. Pronto, agora você sabe tocar uma das mais incríveis versões da música Aleluia em português!

7. Alexandra Burke

Veja que interessante: a cantora britânica Alexandra Burke gravou Hallelujah na mesma tonalidade de Gabriela Rocha. Aparentemente, o tom de F nessa canção cai muito bem para vocais femininos. Outra semelhança é a subida de tom, levando a música para G. Acima de tudo, tenha uma atenção especial aos acordes diminutos, que fogem da formação mais básica.

8. Pentatonix

Apenas 5 acordes compõem a cifra da versão de Hallelujah feita pelo grupo Pentatonix. Trata-se de um arranjo totalmente vocal, mas, se quiser acompanhar no violão, saiba que a tonalidade é Bb. Assim, você enfrentará algumas pestanas, ok? Caso prefira um modo de tocar mais confortável, coloque um capotraste na 3ª casa e forme os acordes no shape de G.

9. Rufus Wainwright

Por fim, uma das versões mais famosas de Hallelujah. Gravada por Rufus Wainwright, a faixa faz parte da trilha sonora do filme Shrek. Por isso, nós temos um artigo especial ensinando a tocar a música! Trata-se de um material bem completo, que aborda tanto a cifra simplificada quanto a completa. Não deixe de conferir!

Qual a melhor versão da música Hallelujah?

E aí, depois de conhecer as diferentes versões da música Hallelujah, você conseguiu eleger uma predileta? Pelo menos uma delas deve ter casado direitinho com a sua preferência musical, o seu jeito de tocar violão e/ou a tonalidade da sua voz.

De fato, não existe melhor ou pior nesta lista – o que manda é o gosto pessoal de cada um. Além disso, é muito interessante perceber as diferentes roupagens que uma mesma composição pode receber, não é mesmo? Presenciar tanta criatividade é sempre muito inspirador.

Então, aqui vai um convite final para quem deseja continuar evoluindo no violão: acesse o Cifra Club Academy! A nossa plataforma online conta com um método de alta qualidade e muito bem organizado, por um preço que cabe no seu bolso. Não perca mais tempo e venha estudar violão com a gente!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK