Cifra Club

As 20 melhores linhas de baixo do Raimundos

Para honrar o legado de um dos grandes baixistas brasileiros que o rock nacional já teve, aprenda a tocar as melhores linhas de baixo do Canisso com dicas rápidas e práticas!

José Henrique Campos Pereira é um eterno integrante do rock nacional. Um dos fundadores do Raimundos, Canisso construiu linhas de baixo matadoras e riffs incríveis. Por isso, preparamos esta lista especial para você aprender como tocar músicas do Raimundos no baixo e honrar a memória deste saudoso instrumentista!

Canisso tocando baixo olhando para o público em show do Raimundos
Canisso marcou gerações com suas linhas de baixo históricas nas músicas do Raimundos (Foto: Divulgação)

O legado de um mestre do contrabaixo brasileiro deve sempre continuar em nossos ouvidos e corações, concorda? Isso porque a forma como ele tocava influenciou grande parte dos baixistas brasileiros.

Além disso, sem sombra de dúvida, o Raimundos foi uma das principais bandas do rock nacional dos anos 90!

Dito isso, vamos lá conferir as melhores linhas de baixo do Canisso?

Como tocar as linhas de baixo do Canisso?

Grande parte das linhas da nossa lista estão em um nível básico de execução. No entanto, existem alguns detalhes nas canções que merecem bastante cuidado. Portanto, se você está aprendendo a tocar baixo e deseja ampliar seu repertório, está no lugar certo!

Dá uma olhadinha na pancadaria que vem por aí:

  • Me Lambe
  • Esporrei na Manivela
  • Palhas do Coqueiro
  • 20 e Poucos Anos
  • Reggae do Manero
  • Eu Quero Ver o Oco
  • A Mais Pedida

Bora lá aprender como tocar músicas do Raimundos no baixo?

1. Bê a Bá

Com linha de baixo matadora logo na introdução, Bê a Bá é uma ótima música para quem está começando a se aventurar no contrabaixo. Aproveite as cordas soltas do instrumento para tocar os riffs. Além disso, se ligue na precisão das notas e na pegada firme.

2. Bestinha

Tocada de forma bem rápida e marcada, Bestinha conta com 5 riffs. Estude cada um deles separadamente. Assim, fica mais fácil pegar todas as notas em detalhes. Ademais, não se esqueça de ouvir a música com bastante atenção antes de tentar tocar.

3. Sereia da Pedreira

A primeira parte de Sereia da Pedreira é no melhor estilo rock and roll! Ao escutar a música, você vai reconhecer rapidamente a levada. Porém, atente-se às pausas entre as partes da música. Por isso, vale a dica de ouro: ouça a música várias vezes antes de tocar.

4. Esporrei na Manivela

A primeira coisa a se fazer para tocar Esporrei na Manivela é afinar a Mizona um tom abaixo. Assim, a música ganha mais corpo e a execução da linha fica mais simples. O grande barato dessa é que apenas a primeira corda é usada durante grande parte da canção.

5. Gordelícia

Antes de tudo, afine todas as cordas meio-tom abaixo. Além disso, fique ligado nas repetições das partes entre o verso e o refrão de Gordelícia. Fora isso, não há nada com o que se preocupar nessa linha de baixo.

6. 20 e Poucos Anos

Em geral, essa linha de baixo do Raimundos é bem tranquila. Isso acontece porque o baixo dobra a guitarra. Assim, fica bem mais fácil de ouvir e aprender as partes. Por fim, 20 e Poucos Anos é excelente para você praticar baixo com palheta.

7. Tora Tora

Afine a Mizona um tom abaixo antes de começar a tocar Tora Tora. Apenas duas cordas do contrabaixo são usadas nessa música. Por isso, ela é uma ótima canção para você que está iniciando no instrumento.

8. Cintura Fina

Para tocar Cintura Fina, separe as partes do verso e do refrão. Dessa forma, vai ficar muito mais simples de você pegar todos os detalhes da canção. Além do mais, atente-se às guitarras, pois elas também tocam as notas do contrabaixo, fazendo dessa uma super linha de rock.

9. Palhas do Coqueiro

Palhas do Coqueiro não apresenta grandes dificuldades. Ouça a música com muita atenção, pois assim você vai ter uma ótima faixa para evoluir no contrabaixo. Atenção no break que aparece no meio da música (logo depois, o contrabaixo toca sozinho). Essa é uma das mais conhecidas linhas de baixo do Raimundos!

10. O Pão da Minha Prima

O Pão da Minha Prima é uma ótima linha de baixo para você praticar arpejos, um dos principais fundamentos do instrumento. Além disso, procure ouvir repetidas vezes até internalizar cada detalhe dessa linha de baixo do Canisso.

11. Bonita

Você não vai encontrar grandes complicações para tocar Bonita. Isso porque são usadas apenas duas cordas do contrabaixo, o que facilita bastante a sua vida. Além disso, ouça a canção repetidas vezes e procure se ligar em todos os detalhes da música.

12. Aquela

Com uma linha de baixo direta, Aquela é bem simples de tocar. Escute a música várias vezes e se divirta! Durante o solo, a condução do baixo segue a mesma do primeiro verso. Então, tudo é bem fácil por aqui.

13. Selim

Selim é uma música bem mais lenta do que a maioria da nossa lista. Por isso, perceber os detalhes fica ainda mais fácil. A linha de baixo não tem muitos desafios. Ou seja, mais um motivo para você ouvir a música e tocar conforme o original!

14. Puteiro Em João Pessoa

Muito atenção na segunda parte de Puteiro em João Pessoa. Com o riff mais rápido, as notas tendem a embolar. Por isso, pratique as partes com bastante calma e atenção. Por outro lado, os outros riffs da música são bem tranquilos de tocar.

15. Reggae do Manero

Sempre que possível, use as cordas soltas do contrabaixo para tocar Reggae do Manero. Isso vai te ajudar a tocar uma das mais famosas músicas do Raimundos no baixo de forma bem mais tranquila. Além disso, preste atenção nas pausas.

16. Me Lambe

A linha de Me Lambe é bastante precisa e se movimenta bastante. Por isso, atente-se a todas as notas dessa super linha de baixo do mestre Canisso. Para estudá-la, separe as partes do verso e do refrão. Para conferir todos os detalhes, assista à nossa videoaula completa:

17. Eu Quero Ver o Oco

Eu Quero Ver o Oco tem a corda Mizona afinada um tom abaixo. Uma vantagem dessa linha do Canisso é que ela dobra as notas com a guitarra. Isso ajuda muito na hora de tocar junto com o original. Ademais, são apenas 2 riffs durante toda a canção. Bora lá tocar uma das melhores músicas do Raimundos no baixo?

18. I Saw You Saying (That You Say That You Saw)

I Saw You Saying (That You Say That You Saw) é um excelente exercício para quem está começando os estudos no contrabaixo. Isso porque a linha possui pequenas variações durante as passagens do verso para o refrão. De qualquer forma, temos uma videoaula completa para você aprender todos os detalhes desse clássico do Raimundos no baixo:

19. A Mais Pedida

Uma das linhas de baixo do Canisso mais fáceis de aprender, A Mais Pedida é um ótimo exercício para você memorizar as notas no baixo e percorrer o braço do instrumento. Atenção aos acentos que o baixo faz junto com a bateria ao longo do verso. Dúvidas? Confira a nossa videoaula completa:

20. Mulher de Fases

Apesar de Mulher de Fases ter uma linha mais simples, existe a necessidade de você ter certa agilidade e conhecer as notas no braço do instrumento. Essa clássica linha de baixo do mestre Canisso é bastante rápida e precisa. Por isso, para tirar qualquer dúvida, veja a nossa videoaula completa com todos os detalhes:

O nome do mestre Canisso não pode deixar de ser lembrado jamais! Seu nome e seu legado são eternos para a música brasileira. Suas saudosas linhas estão imortalizadas para sempre no repertório do Raimundos.

Grande parte do rock nacional deve muito a esse monstro das quatro cordas, e a música brasileira não seria o mesmo sem a sua presença. Viva Canisso! Viva Raimundos! Viva o Rock Brasileiro!

Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK