Cifra Club

15 cifras simplificadas do Engenheiros do Hawaii

É fã de Engenheiros do Hawaii e está aprendendo a tocar violão? Este artigo é perfeito para você!

Quer tocar grandes sucessos de Humberto Gessinger e companhia mesmo sem ainda dominar profundamente as técnicas de violão? Neste artigo, reunimos 15 cifras simplificadas do Engenheiros do Hawaii para qualquer iniciante mandar ver no seu instrumento!

Humberto Gessinger tocando violão e cantando em show do Engenheiros do Hawaii
Os Engenheiros têm vários sucessos ótimos de aprender no violão (Foto: Reprodução)

Na estrada de 1985 a 2008, a banda gaúcha se reformulou algumas vezes, sem nunca deixar de produzir canções que acabam conquistando a sua audiência.

Assim, agora, você tem a chance de enriquecer o seu repertório com um pouco do que há de melhor no rock brasileiro. Confira!

As melhores do Engenheiros do Hawaii em versão simplificada

As cifras simplificadas do Engenheiros do Hawaii tornam ainda mais fácil o que, em geral, já é bastante simples. Afinal, apesar de algumas experimentações mais complexas, as composições da banda sempre tiveram uma construção mais acessível. Além disso, para a grande maioria das músicas desta lista, uma batida de rock é suficiente como acompanhamento.

Veja alguns dos títulos que você vai encontrar aqui:

  • O Papa É Pop
  • Terra de Gigantes
  • Infinita Highway
  • Dom Quixote
  • Depois de Nós
  • Refrão de Bolero
  • Pra Ser Sincero

1. Pose

A cifra simplificada de Pose pede um capotraste na 2ª casa. Os acordes incluem 2 pestanas, com shapes bem básicos para a categoria. No mais, são apenas 4 acordes maiores, dos mais conhecidos: A, D, E e G. Além disso, as sequências se repetem várias vezes, o que facilita ainda mais o aprendizado.

2. Depois de Nós

Para tocar Depois de Nós, também é preciso usar um capotraste, neste caso, na 1ª casa. E, mais uma vez, aparecem duas pestanas de shape básico. Completam a cifra os acordes A, D e E. A sequência é sempre a mesma nas estrofes, quadradinha, de 4 acordes. A do refrão, por sua vez, é ainda mais simples, só com shapes sem pestana. A cifra ainda inclui a tablatura de um solo bastante acessível para quem está começando.

3. Alívio Imediato

Em comparação à cifra completa, a versão simplificada de Alívio Imediato tem até mais acordes, mas eles são mais simples, apesar de incluírem 4 pestanas. No total, seus 8 acordes são maiores e menores simples, enquanto na versão completa você encontra nomes como F#m7(11)/C#. Além disso, as mudanças de acordes demoram bastante a acontecer, o que facilita para quem é iniciante.

4. Toda Forma de Poder

A cifra simplificada de Toda Forma de Poder reduz bastante o número de acordes, mas não remove completamente as dificuldades. Permanece 1 pestana, ainda que simples, e aparece o acorde Bm/D, que vai exigir uma dedicação a mais. Ademais, o ritmo rápido acrescenta um desafio. Assim, mesmo simplificada, essa não é uma cifra para os mais novatos no violão. Mas não deixe de tentar, se quiser mesmo aprender! Afinal, determinação é tudo.

5. Eu Que Não Amo Você

Não precisa se preocupar com o D#o que aparece na cifra de Eu Que Não Amo Você, pois ele não vai tirar o seu sono. Assim, os 7 acordes são realmente fáceis, com maiores e menores básicos, como A e Em. Ou seja, shapes que estão entre os primeiros que se aprende no violão.

6. Dom Quixote

A cifra simplificada de Dom Quixote reduz bastante a quantidade e a complexidade dos acordes da cifra completa. E, ainda assim, permanecem 2 pestanas e um shape que escapa um pouco dos mais básicos, que é o D5. Ao todo, são 7 acordes, e o ritmo mais lento da música facilita para fazer as passagens de um para outro.

7. Até o Fim

Até o Fim tem 6 acordes, com uma única pestana, que é a de Bm. Esse acorde é uma boa opção para começar a praticar o fundamento, pois ele aparece em muitas músicas e tem um shape que se repete em outros acordes. Os outros acordes dessa cifra são 4 maiores básicos, como A e D, e um menor, que é o Em. Assim, no conjunto, é uma música bem fácil de tocar. Para facilitar a sua vida, tem ainda uma videoaula:

Invista na sua evolução musical e aprenda técnicas, batidas e ainda mais músicas com o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma online! Por lá, você tem acesso a aulas completas e pensadas no seu desenvolvimento, disponíveis de onde e quando você quiser!

Curso de violão do Cifra Club Academy

8. Somos Quem Podemos Ser

A versão simplificada de Somos Quem Podemos Ser tem 4 acordes que não são dos mais primários, mas também não chegam a complicar. O C7M, por exemplo, é feito com apenas uma corda pressionada. E, ainda, a cifra inclui a tablatura do solo inicial, bem acessível para iniciantes, sem contar que tem uma melodia icônica. Para facilitar ainda mais, você pode contar com a videoaula a seguir:

9. 3 x 4

Essa versão de 3 x 4 pede o uso de capotraste na 1a casa e tem 8 acordes. 3 deles são pestanas, incluindo o par F e Fm, que têm entre si apenas uma corda pressionada de diferença. O mesmo acontece no par D e D9, que nem precisam de pestana. O restante dos shapes é bem básico mesmo, como C e G. Cada acorde montado permanece por vários compassos, o que facilita ainda mais a execução.

10. Terra de Gigantes

Nem a cifra simplificada de Terra de Gigantes consegue deixar muito fácil de tocar essa música, que tem uma das cifras mais complexas do Engenheiros. Essa versão reduz o número de acordes, mas não consegue reduzir a complexidade deles, que envolve shapes mais avançados, como o B/D#. Mas, sendo um clássico absoluto, a música merece o esforço do aprendizado. Além disso, você tem à disposição uma aula bastante facilitadora:

11. O Papa É Pop

Nessa versão de O Papa É Pop, são removidas as tablaturas da cifra original e desaparecem todas as pestanas. Restam 6 acordes básicos, do tipo A e G, que qualquer iniciante consegue tocar. Só o que exige algum cuidado e flexibilidade nos dedos da mão esquerda (direita para canhotos) é o acorde de D4/F#. Não é um preço muito alto a se pagar por um dos maiores hits de todos os tempos do rock nacional.

12. Refrão de Bolero

Refrão de Bolero tem 6 acordes, incluindo 2 pestanas básicas e shapes que vão do simples A a formas mais complexas, como a do E/G#. A sequência dos acordes é sempre a mesma para os versos e se simplifica no refrão, que fica repetindo o ciclo GABm. Na videoaula abaixo, você confere como montar os acordes e fazer a batida mais adequada para essa música:

13. Infinita Highway

Infinita Highway é uma grande música, tanto em tamanho quanto em qualidade e reconhecimento, mas você pode tocá-la com apenas 6 acordes! 3 deles são maiores simples, como o A, e a outra metade tem pestanas. Mas, se você está começando a praticar esse fundamento, repare que o Bm e o C#m têm o mesmo desenho, só em pontos diferentes do braço. Isso facilita o aprendizado, bem como a super aula que você confere a seguir:

14. Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones

Você pode tocar Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones com apenas 2 ou 3 formatos de acordes, apenas mudando a posição deles no braço. Para ir do Bb ao B, por exemplo, você só precisa avançar tudo uma casa. Ao todo, são 10 acordes, mas repare que o A# e o Bb são exatamente o mesmo. E, se ainda estiver achando complicado, pode muito facilmente se orientar com a videoaula a seguir:

15. Pra Ser Sincero

A cifra simplificada de Pra Ser Sincero tem 7 acordes, incluindo 5 shapes bem primários, como A e Em. As pestanas de Bm e F# são feitas na mesma casa e têm o mesmo desenho, mas em cordas diferentes, facilitando demais o aprendizado. A versão ainda elimina os solos da cifra original, deixando o conjunto bem mais acessível para quem está começando no instrumento.

E aí, achou muito fáceis essas cifras simplificadas do Engenheiros do Hawaii? Se quiser arriscar nas versões oficiais das músicas, confira o nosso artigo com as cifras completas da banda! O importante é não deixar nunca de buscar se desenvolver e aprender coisas novas.

Inclusive, quer seguir um método bem orientado de aprendizagem, elaborado por grandes profissionais e ao alcance da mão agora mesmo? Então, se inscreva no curso de violão do Cifra Club Academy e evolua de verdade nas seis cordas!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK