Cifra Club

20 músicas do Los Hermanos para tocar hoje

Aprenda a tocar as melhore cifras do Los Hermanos e arrase nas rodinhas com os amigos tocando os maiores hits do grupo!

Há mais de duas décadas, surgia uma banda com quatro barbudos que cantavam sobre dores e desilusões amorosas. Diante dessa nostalgia, decidimos recordar várias cifras do Los Hermanos que foram sucessos alguns anos atrás para você tocar no violão!

Integrantes do Los Hermanos à frente de uma parede de plantas
A banda carioca marcou gerações com suas canções (Foto: Divulgação)

Em diversas músicas do grupo, o violão é um dos principais instrumentos das composições, embalando as canções com muita sutileza e elegância.

Portanto, tocar as melhores cifras do Los Hermanos te fará relembrar os maiores sucessos da banda, assim como ajudará a ampliar o seu repertório no instrumento!

Como tocar Los Hermanos no violão?

A nossa lista está focada em quem está entre os níveis intermediário e avançado nas seis cordas. Isso significa que, em algumas situações, você vai precisar montar alguns acordes mais complexos e realizar as trocas entre eles com certa agilidade.

Dá uma espiadinha no que vem por aí:

  • Além do Que Se Vê
  • A Outra
  • De Onde Vem a Calma
  • Veja Bem Meu Bem
  • Morena
  • Conversa de Botas Batidas
  • A Flor
  • Sentimental
  • O Vento
  • Último Romance

Vamos, enfim, aprender a tocar as principais cifras de músicas do Los Hermanos?

1. Casa Pré-Fabricada

Um sintetizador faz o solinho da introdução de Casa Pré-Fabricada, mas é possível adaptar para o violão sem nenhum problema. Aliás, é um ótimo trecho para quem deseja se aventurar nos solos. Sobre os acordes, temos 3 pestanas super fáceis (Bm, C#m e F#m) e 2 shapes que merecem uma atenção especial (E/G# e ).

2. Lisbela

Para realizar as trocas de acordes de Lisbela com precisão, acompanhe o som do sintetizador que aparece na introdução e no segundo verso. A maioria dos 10 acordes é bem tranquila de montar. O shape de F#º deve ser olhado com mais atenção, assim como as pestanas de F, Bb e Dm7.

3. Todo Carnaval Tem Seu Fim

Antes de tudo, para tocar Todo Carnaval Tem Seu Fim, afine o seu violão meio-tom abaixo. O riff que inicia a música – tocado por um trombone na introdução – é marcante, então não deixe de pegá-lo! O desafio aqui é o acorde de D#/5+, que é montado a partir da 4ª casa do violão.

4. Primavera

Certamente, Primavera é uma das músicas do Los Hermanos mais fáceis de tocar no violão! Até mesmo os acordes feitos com pestana são tranquilos de montar. Em relação ao ritmo, atente-se ao final dos versos. Nesses trechos, se guie pela bateria e reproduza a batida no violão.

5. Além do Que Se Vê

Em Além do Que Se Vê, além de ter alguns acordes mais difíceis, as trocas entre eles também merecem ser estudadas com paciência. Para isso, aprenda primeiro os shapes e depois pratique as transições de um para outro. As principais formações que você vai precisar se atentar são: , E7(9-) e .

6. A Outra

Confira com bastante calma e paciência todos os acordes de A Outra, pois a maioria deles é um pouco mais complexa. É o caso de F#7/A#, Ebº e . Com dedicação e prática, você vai conseguir tocar essa cifra do Los Hermanos!

7. De Onde Vem a Calma

Afine todas as cordas do violão um tom abaixo antes de começar a tocar De Onde Vem a Calma. Depois disso, dê uma olhada nos acordes G#º e A7+, os mais complicadinhos dessa cifra. Além disso, estude com atenção o solinho do meio da canção, que abusa dos slides. Ele é super divertido e vai te ajudar a praticar essa técnica no instrumento.

8. Veja Bem Meu Bem

Para tocar Veja Bem Meu Bem, não se esqueça de afinar o violão meio-tom abaixo. O solinho da introdução é muito simples, e você vai aprender rapidinho! Entre os 13 acordes da música, há shapes tranquilos e mais complicados. Por exemplo, o E7/#9 aparece na 5ª casa, e o G# inclui uma meia pestana.

9. Do Sétimo Andar

A batida da música Do Sétimo Andar é bem tranquila. Basta um toque curtinho e abafado em cada um dos acordes e pronto! Entre, os 7 acordes da canção, há 4 shapes com pestana e também formas que exigirão certa elasticidade dos seus dedos.

10. Cara Estranho

Após afinar as cordas meio-tom abaixo, se ligue nos acordes A#º, D#º, e C#7. Esses shapes vão dar um pouquinho de trabalho, mas nada que te desmotive a tocar. Por outro lado, a batida é bem simples. Por fim, o solo de encerramento de Cara Estranho é um bom treino de slide, bend e hammer on.

Curtindo tocar essas cifras do Los Hermanos? Então, aqui vai um convite de ouro para você que quer aprimorar suas habilidades nas seis cordas: conheça o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Retrato Pra Iaiá

Para pegar a batida certinha de Retrato Pra Iaiá, ouça a música algumas vezes. Você vai perceber que ela mistura referências de Ska com um sambinha, mas com algumas variações durante o refrão. Em relação aos acordes, veja todos com muita calma. Isso porque metade dos 14 acordes da música possui pestana.

12. Morena

A introdução de Morena tem um solinho super fácil de tocar. A levada da música também é bem tranquila. Toque um acorde por batida, mas não deixe de ouvir a música algumas vezes antes de treinar, para se familiarizar certinho com a cifra. Ademais, F#º, F7+, G7+ e Bm7+ são os shapes mais desafiadores da canção.

13. Conversa de Botas Batidas

Antes de aprender a cifra de Conversa de Botas Batidas, coloque o capotraste na 3ª casa do violão. O acessório faz com que os 7 acordes dessa cifra dos Los Hermanos fiquem bem fáceis de montar – são só 2 pestanas. Além disso, no meio da música tem um solinho super legal para você praticar.

14. A Flor

Logo de cara, A Flor tem um solinho bem tranquilo, que inclui a técnica de vibrato. No entanto, a música conta com alguns acordes que merecem uma atenção a mais. É o caso de B/Bb, que aparece na 4ª casa, e de C#m/B, posicionado na 5ª casa. Além disso, monte com calma a digitação do Ebm.

15. O Vencedor

Para tocar O Vencedor, mais uma vez afine todas as cordas meio-tom abaixo. O solinho da introdução é divertido de tocar, mas veja com calma cada nota para executar o trecho da forma correta. Os desafios são os acordes Ebm7, F7M/C, G5 e Fm7. Veja a nossa videoaula e tire todas as dúvidas:

16. O Velho e o Moço

O Velho e o Moço tem um andamento mais lento. Por isso, vai ser mais fácil de você pegar os acordes e realizar as trocas com exatidão. Os shapes de Ab e Eb7M são os mais difíceis da cifra. O primeiro porque conta com uma meia pestana, e o segundo devido à sua digitação não muito comum. Ouça a canção várias vezes para ter uma noção maior das trocas dos acordes.

17. O Vento

Na introdução, aparece um dedilhado super legal na segunda vez que o trecho se repete. Além disso, para você saber como tocar O Vento, dê uma boa olhada em alguns acordes da música. Em especial, o A6, que aparece na 4ª casa, e principalmente o Cº, por causa da meia pestana. Se pintar alguma dúvida, acompanhe a nossa videoaula:

18. Sentimental

Antes de qualquer coisa, coloque o capotraste na 1ª casa do violão. Assim, os únicos desafios em relação aos shapes de Sentimental são C6, F/A e Dm7. Além do mais, para pegar a batida, ouça a canção algumas vezes. Aproveite e veja como tocar essa do Los Hermanos no violão na nossa videoaula completa:

19. Último Romance

Os shapes que precisam ser olhados com mais atenção em Último Romance são D#m e . Ambos apresentam uma digitação complexa para iniciantes. Além disso, todos os outros acordes são feitos com pestana, embora não sejam difíceis de serem montados. Confira mais uma videoaula especial para aprender esse clássico da banda:

20. Anna Júlia

Muita gente sempre sonhou em aprender como tocar Anna Júlia no violão, não é? A vantagem aqui é não haver desafios relacionados à montagem dos shapes, já que são todos bem tranquilos. Aliás, 5 dos 6 acordes da música possuem a mesma forma, mas são montados em casas diferentes. Ademais, afine o seu violão um tom acima (ou coloque o capotraste na 1ª casa) e veja a nossa videoaula:

Agora que você aprendeu como tocar várias músicas do Los Hermanos no violão, o que acha de desenvolver ainda mais o seu conhecimento musical? Para isso, acesse o curso de violão do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma, você vai aprimorar técnicas, batidas e acordes, além de aprender ainda mais canções. Assim, você vai tocar músicas sem dor de cabeça e terá tudo para se tornar mestre das seis cordas. Não perca mais tempo e estude música com o Cifra Club!

Instrutores do Cifra Club divulgar o CIfra Club Academy
Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK