Cifra Club

15 cifras de Ivete Sangalo para você tocar

Arrase e anime a galera tocando os maiores sucessos da Veveta no seu violão com nossas dicas facilitadoras!

Ela é a nossa eterna diva do axé music, mas hoje você vai ver que suas canções passam por baladas, reggae, pop, funk e até samba-rock. Para isso, acompanhe este artigo para aprender a tocar no violão as melhores cifras de Ivete Sangalo!

Ivete Sangalo tocando violão e cantando
Incluir os hits de Ivete Sangalo no seu repertório é sinônimo de sucesso nas rodinhas de violão (Foto: Reprodução)

Da Banda Eva à carreira solo, o repertório da Veveta é vasto. Por exemplo, inclui regravações de Roberto Carlos e Jorge Ben, composições de Hebert Vianna e dueto com Luan Santana.

Nos arranjos, estão presentes violão de cordas de nylon e de aço e, claro, a lendária guitarra baiana.

Aprenda as melhores músicas de Ivete Sangalo no violão

Alguns dos sucessos da cantora baiana são bem fáceis de tocar, podendo ser interpretados até por músicos iniciantes. Por outro lado, outras faixas exigem um pouquinho mais de prática.

Confira alguns dos hits que selecionamos para você aprender:

  • Quando a Chuva Passar
  • Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim
  • A Lua Que Eu Te Dei
  • Deixo
  • Alô Paixão
  • Poeira
  • País Tropical

1. No Me Compares

Com 6 acordes (incluindo 3 pestanas), No Me Compares se baseia em um dedilhado durante a estrofe. Caso você ainda não domine essa técnica, fique tranquilo, pois ele é lento e fácil. No refrão, a dinâmica sobe um pouco, mas o dedilhado continua. As trocas entre os acordes são simples e sem complicações.

2. Muito Obrigado Axé

A percussão em Muito Obrigado Axé é fundamental! São apenas 2 acordes: C9 e Dm. Portanto, capriche nas variações de dinâmica e no groove, até para a execução não ficar enjoativa. A batida do violão é a clássica do axé. Originalmente, ela é feita na guitarra, mas fica bem no violão também, com uso de palheta e palm muting.

3. Cria da Ivete

Uma mistura de funk com axé, a música Cria da Ivete tem um levada rítmica que exige toques nas cabeças dos compassos na corda grave. Porém, não se esqueça das duas batidas nos tempos 2 e 4, para manter o balanço. Por fim, temos só 3 acordes: Cm, Fm e G.

4. País Tropical

A versão da Veveta para esse clássico de Jorge Ben Jor é uma marca do verão. Aliás, podemos dizer que a batida de axé music é herdeira do balanço no violão criado pelo compositor. Nesse sentido, os 9 acordes de País Tropical aparecem sempre no tempo considerado “fraco”, enfatizando os médios do violão. Então, se estiver tocando sozinho, faça também marcações nas cordas graves nos tempos fortes.

5. Coleção

Não se assuste com os 32 acordes de Coleção. Muitos deles são usados apenas como acordes de passagem, sendo tocados por pouco tempo. Mas vários deles incluem 9ª, 13ª, 4ª, baixo invertido e 7ª aumentada. Por isso, pratique bastante cada shape antes de tocar essa composição de Cassiano. Tocada em compassos ternários, a batida é bem lenta, o que facilita na hora de tocar.

6. Olha

Outra aula de harmonia, Olha tem 18 acordes, em uma estrutura harmônica vinda do jazz. Apesar de alguns shapes serem menos usuais, tocá-los em sequência é bem intuitivo, já que a troca entre eles é lenta. Já a batida, com influência de blues, não tem grandes dificuldades.

7. Poeira (Sorte Grande)

Nesse hit do nosso Carnaval, temos a tradicional batida de axé. O groove de Poeira é focado em palhetadas nas regiões média e aguda do instrumento e em todos os contratempos, quase como um reggae. Ademais, são apenas 4 acordes: Em, D, A e A7.

Animado em tocar as cifras de Ivete Sangalo no violão? Para evoluir ainda mais no instrumento, aqui vai uma dica especial: conheça o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

8. Alô Paixão

Ao longo de seus 6 acordes, Alô Paixão traz uma sequência harmônica bem intuitiva. Atenção para o shape de A/C#, que é o menos usual. A batida é fácil, alternando toques para baixo e para cima. Treine o pulso para manter o ritmo e o groove. Além disso, experimente treinar com um metrônomo.

9. Zero a Dez

Com uma batida sertaneja, Zero a Dez combina com violão aço tocado com palheta. Na harmonia, são 10 acordes, vários deles usados apenas como acordes de passagem – mas nem por isso devem ser dispensados! É importante também se ligar nos shapes de D#º e D/F#.

10. Flor do Reggae

Por ser originalmente no tom de Mi bemol menor, Flor do Reggae traz 7 pestanas em seus 8 acordes. Como o próprio nome sugere, a batida da canção é inspirada no reggae (com ênfase nos tempos 2 e 4), ritmo que, aliás, é primo do balanço do axé!


11. Deixo

Deixo é estruturada em torno de 9 acordes, tocados com a batida característica de pop rock – aquela levada que alterna toques para cima e para baixo. Atenção para os shapes de D#m, D6(9) e G#. No refrão, o ritmo do axé se impõe, então você pode dar uma quebrada na batida!

12. Não Precisa Mudar

Numa levada que mescla axé com samba-reggae, Não Precisa Mudar Exige tem 32 acordes e trocas ágeis entre de um para outro. Essa faixa combina com violão com cordas de nylon tocado com os dedos, em uma pegada meio bossa nova.

13. A Lua Que Eu Te Dei

O capotraste na 1ª casa vai te poupar de algumas pestanas em A Lua Que Te Dei. Mas alguns dos 14 acordes da música são mais complicadinhos. Nesse sentido, treine bastante os acordes B9/D#, C#/F, D#m7(b5) e Dm6. A batida tem toques alternados – clássicos da levada de pop rock – e mais intensidade no refrão.

14. Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim

Com ritmo bastante calcado na MPB, a música Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim traz um lento dedilhado nos versos. São 22 acordes total, vários deles com shapes menos usuais. Apesar disso, a ordem em que os acordes são tocados é intuitiva, sendo um ótimo treino de harmonia para você.

15. Quando a Chuva Passar

Como em toda boa balada, é importante aquele ataque no acorde para marcar cada tempo do compasso. Quando a Chuva Passar traz 15 acordes. Ademais, confira com atenção os shapes de G#º, D/F e Dm/C. As trocas entre eles são bem tranquilas. O refrão da canção é mais pesado, tocado com power chords.

Ivete Sangalo passeia por várias influências musicais, o que torna ainda mais gostoso aprender a tocar seus sucessos! Sacou quantas técnicas, batidas e estruturas harmônicas diferentes você aprendeu com as cifras de Ivete Sangalo?

Quer seguir evoluindo no instrumento? Então, acesse o Cifra Club Academy e se inscreva no curso de violão da nossa plataforma!

O Cifra Club Academy garante um aprendizado de primeira qualidade, com instrutores capacitados e focados no seu desenvolvimento musical. Conheça alguns dos benefícios que você terá ao fazer parte da plataforma:

  • Estudar de onde e quando quiser (basta ter internet);
  • Materiais de apoio;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Grupo exclusivo no Telegram.
  • Acesso a todos os cursos da plataforma com apenas uma assinatura (são mais de 10);
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro.

Não dá para perder essa oportunidade de estudar música com quem entende do assunto!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK