Cifra Club

15 cantos da Quaresma para tocar no violão

Se você está procurando por inspiração musical para a Quaresma, veio ao lugar certo. Separamos os melhores cantos para tocar no violão violão e criar um ambiente de devoção e reflexão!

Para representar no violão toda a fé envolvida em um momento de consagração, é preciso dominar o que vai ser tocado. E isso envolve não apenas técnica, como também uma relação de entrega entre instrumentista e música. É o que vamos abordar nesta seleção dos cantos da Quaresma indispensáveis para este período!

Banda tocando músicas gospel ao vivo
A época de preparação para a Páscoa é um tempo glorioso para saudar o Senhor (Foto: Reprodução)

Se você der uma pesquisada pela história do gospel, verá que o contexto muda, mas a música sempre tem um papel central nas igrejas. Esses hinos já passaram por diversos arranjos, instrumentos e interpretações, e agora é a sua vez!

Então, vamos lá aprender a tocar os principais cantos quaresmais?

Quais são os cantos da Quaresma?

Alguns dos principais cantos da Quaresma que você vai aprender a tocar são:

  • Louvor e Glória a Ti, Senhor
  • Agora, o Tempo Se Cumpriu
  • Recebe, Deus Amigo
  • Hosana ao Filho de Davi 
  • Eis o Tempo de Conversão
  • Senhor, Eis Aqui o Teu Povo
  • Tanto Deus Amou o Mundo

Então, bora para as dicas?

1. Louvor e Glória a Ti, Senhor

Louvor e Glória a Ti, Senhor traz trocas rápidas de acordes, sobretudo nos refrãos. Por outro lado, são shapes simples e todos próximos um do outro. Ademais, as estrofes contam apenas com G, D e C. Por fim, se você já tem certa experiência no instrumento, pode executar a melodia cantada também.

2. Agora, o Tempo Se Cumpriu

O ritmo de Agora, o Tempo Se Cumpriu é bem simples, apenas marcando o andamento em toques lentos revezados para cima e para baixo. Os 6 acordes da música, apesar de básicos, incluem 4 pestanas. São eles: E, C#m, F#, B, F#m e A.

3. Recebe, Deus Amigo

Os 7 acordes de Recebe, Deus Amigo podem ser tocados de cima para baixo, apenas na cabeça de cada compasso, soando como uma cama para o canto. O tempo é ternário, então atente-se à contagem. Além disso, 3 acordes são feitos com pestana: Gm, Bb e F. Mas, como a troca entre eles é lenta, a execução fica mais fácil.

4. Hosana ao Filho de Davi

Dos 9 acordes de Hosana ao Filho de Davi, os shapes de B7 e E9 merecem atenção especial. A harmonia é executada apenas como acompanhamento para o canto. Nesse sentido, você pode só palhetar os acordes para baixo, para manter a presença, a dinâmica e a beleza de um dos mais belos cantos da Quaresma.

5. Senhor, Eis Aqui o Teu Povo

Senhor, Eis Aqui o Teu Povo tem um certo groove e trocas de acordes um pouco mais rápidas. São 8 acordes relativamente simples, e a harmonia tem diferenças muito sutis entre o refrão e a estrofe. Então, ouça e pratique bastante para se acostumar com os detalhes da canção.

6. Eis o Tempo de Conversão

Com uma harmonia intuitiva e compassos ternários, Eis o Tempo de Conversão tem 11 acordes. Entre eles, fique ligado no G7+ e no A/G, que apresentam shapes menos usuais. As trocas entre os acordes são rápidas, mas o ritmo lento facilita.

7. Se o Grão de Trigo Não Morrer

Se o Grão de Trigo Não Morrer é tocada originalmente no piano, mas você pode adaptar para o violão sem problemas. A música possui 5 acordes, com shapes básicos e próximos uns aos outros. Ademais, a canção apresenta o solene clima dos cantos de Quaresma. Por isso, pede uma batida dinâmica, que valorize a mensagem cantada.

Está sendo super agregador aprender as cifras dos principais cantos quaresmais, não é mesmo? Se você tem interesse em continuar evoluindo musicalmente, não pode perder o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de cursos online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

8. Tanto Deus Amou o Mundo

Ao longo de seus 8 acordes, Tanto Deus Amou o Mundo reveza entre duas batidas de violão. No refrão, temos uma levada ternária, ou seja, compassos de três tempos: são 3 toques por acorde, um para baixo e dois para cima. Já na estrofe, um ataque lento na cabeça de cada compasso e um leve dedilhado ao longo dos versos.

9. Criai Em Mim Um Coração Que Seja Puro

Criai Em Mim Um Coração que Seja Puro tem um balanço envolvente. Ao todo, a música tem 6 acordes, sendo dois com pestana (Bm e F#m). Os demais shapes são os básicos A, G, Em e D.

10. Senhor Que Vieste Salvar

7 acordes fáceis, com apenas 2 pestanas, divididos entre um verso que se altera a cada parte e uma resposta entoada por um coro épico. Senhor Que Vieste Salvar tem trocas de acordes rápidas e uma batida que pede palhetadas com toques alternados para cima e para baixo.

11. Então, da Nuvem Luminosa

Após uma bonita melodia no violão da introdução, Então, da Nuvem Luminosa possui 4 pestanas entre seus 6 acordes. O refrão cantado em coro tem uma lenta marcação rítmica. Já na estrofe, apenas um ataque por acorde. Aqui, a intenção do violão é compor a harmonia que destaca o canto de aclamação para Quaresma.

12. João Batista Clamou no Deserto

Tocada em um dedilhado bastante rítmico, João Batista Clamou no Deserto varia em uma sequência de 3 acordes (todos com pestana): Cm, Gm e F. A dinâmica muda de acordo com cada parte da canção. Dessa forma, ganha mais ênfase no refrão, o que é um padrão tradicional nos cantos quaresmais.

13. Fiquei Foi Contente

Com um ritmo que lembra samba, tanto na melodia quanto na batida, Fiquei Foi Contente tem apenas 6 acordes: A7, Dm, Gm, A, D7 e D. Assim, essa música pode ser tocada com os dedos, de preferência em um violão com cordas de nylon. A ordem dos acordes se reveza no refrão e nas estrofes. A batida é rápida, mas as trocas são tranquilas.


14. Cordeiro de Deus

Um dos mais famosos cantos da Quaresma, Cordeiro de Deus conta com 5 acordes, e 4 deles têm pestana. A música pede uma marcação suave e um leve dedilhado, tocado lentamente.

15. Santo

Santo traz 8 acordes em toques revezados para cima e para baixo. As trocas são relativamente rápidas, e a sequência de acordes é longa. Então, ouça a música e treine bastante até decorar a ordem dos shapes.

Agora, que tal convidar os irmãos e irmãs para também aprenderem esses cantos da Quaresma que não podem faltar no seu culto? Para isso, compartilhe este artigo com a turma da sua igreja e prepare-se para momentos de muita fé e elevação!

Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK